Imagine que depois de muito estudo e de horas pesquisando e escrevendo, somente uma coisa separa você do seu diploma: a apresentação de TCC. Nesse momento dá aquele frio na barriga só de pensar em estar na frente da banca examinadora, não é mesmo?

Se é assim que você está se sentindo, não se preocupe! Preparamos este artigo especialmente para quem quer arrasar no dia da apresentação e driblar o nervosismo e a ansiedade. Vamos lá conferir essas dicas?

Qual a importância de planejar a apresentação do TCC?

Antes de tudo, é preciso planejar a exposição do trabalho com o máximo de antecedência. Reúna os tópicos principais, pesquise outras apresentações e teste sua oratória com diferentes públicos.

Além de ajudar a dominar o assunto, o planejamento também é útil no controle da ansiedade. Quanto mais você estiver familiarizado com a apresentação, mais segurança sentirá.

Uma boa dica é simular a apresentação várias vezes diante dos amigos e da família. Essa técnica ajuda a detectar os pontos fracos e corrigi-los. Além disso, reduz a ansiedade e o nervosismo comum em situações como essa.

Quais as 4 dicas para uma apresentação de um TCC inesquecível?

Agora que você conheceu os pontos positivos de planejar a apresentação do TCC, confira o que é preciso para que ela seja um sucesso.

1. Faça um roteiro

Para uma apresentação de um TCC eficiente, a elaboração de um roteiro é imprescindível, pois, ele será um guia dos pontos que serão mostrados ao público. O roteiro não precisa ser muito complicado, até porque objetividade é tudo! Deve conter etapas como: introdução, desenvolvimento e conclusão, tal como em uma redação. Não será difícil organizar dessa forma, já que tudo está detalhado na monografia e a finalidade do roteiro é apenas direcionar a fala sobre aquilo que é mais importante.

Experimente colocar uma palavra-chave em cada tópico e invista em parágrafos curtos. Lembre-se de que eles servem apenas para direcionar seu raciocínio, como um guia que irá ajudá-lo a não se perder durante a apresentação.

2. Seja o mais objetivo possível

Comece a apresentação despertando a atenção da comissão avaliadora e siga desenvolvendo o tema com argumentos curtos, seguidos de opiniões de especialistas e dados para embasar seu raciocínio. Por fim, finalize a apresentação explicando sua conclusão e as razões pelas quais o trabalho apresentado é importante.

3. Aprenda a controlar o tempo

planejamento do tempo também é essencial, visto que a apresentação de TCC costuma durar de vinte a trinta minutos. Sendo assim, muito cuidado para não perder o foco e deixar de expor algum tópico por falta de tempo.

O ideal é cronometrar o tempo durante os treinos em casa. Desse modo, você passa a ter uma noção do que deverá abordar no tempo marcado.

4. Veja outras apresentações de TCC

Talvez você não saiba, mas as apresentações de TCC são abertas ao público na maioria das instituições de ensino do país. Portanto, use isso a seu favor para se preparar.

Pesquise no calendário acadêmico da sua instituição as defesas com temas semelhantes ao seu trabalho e vá assistir. Outra dica interessante é presenciar as bancas de seus futuros avaliadores para ver o que eles cobram com mais frequência em suas apresentações.

Como responder às perguntas feitas pela banca após a apresentação?

Depois de ter apresentando o TCC, ainda falta uma última etapa: responder às perguntas feitas pela banca. É nessa hora que você deve manter a calma e responder com clareza as indagações feitas pelos avaliadores.

Caso não saiba a resposta para alguma pergunta, não invente ou suponha nada. Seja sincero e diga que não pesquisou sobre o assunto. Quando os avaliadores estiverem fazendo as perguntas, seja educado e escute até o final, para só depois fazer suas argumentações.

Como você pode notar, a apresentação do TCC exige planejamentocalma aprofundamento no assunto. Se você dominar esses pontos e seguir as dicas que apresentamos neste artigo, a exposição do trabalho será um sucesso e você obterá o tão sonhado título.

Achou o texto sobre apresentação de TCC útil? Aproveite e saiba como conciliar a organização da formatura e o TCC!

Escreva um comentário

Share This