Existem muitas formas de comemorar uma formatura. O baile de gala, por exemplo, costuma ser bastante desejado devido ao requinte que esse tipo de festa traz à ocasião.

Normalmente, os bailes costumam durar a noite toda, chegando até a manhã seguinte. Algumas versões do evento só terminam ao meio-dia. Por se tratar de uma festa sofisticada, é essencial que todos os convidados respeitem o dress code.

Para descobrir como se vestir adequadamente nessa celebração, confira o post que preparamos hoje para você a seguir!

Trajes femininos recomendados em noites de gala

Conforme dissemos inicialmente, a ocasião pede rigor, portanto, os elementos principais são o salto alto, o vestido longo com tecidos finos, fendas e maquiagem elegante. Os sapatos podem ser abertos ou fechados, desde que tragam a delicadeza e sofisticação que o momento exige.

Para as vestimentas, mais especificamente os vestidos, também podem ser curtos ou longos. No caso dos vestidos curtos, evite modelos muito acima do joelho. Apostar no brilho é um ótimo artifício para trazer mais elegância ao visual. Contudo, caso esteja com dúvidas, escolha a opção longa que não haverá erros.

Outro ponto que vale a pena ressaltar é na escolha do decote. Ele não é proibido, mas é necessário cuidar para que o traje esteja seguro e não mostre demais. No tomara que caia, por exemplo, é possível costurar um elástico na parte de trás do vestido a fim de dar mais firmeza.

Trajes masculinos recomendados em noites de gala

No caso dos homens, a escolha que não dá margem para erros é o tradicional smoking. Se quiser modernizar o visual, pode trocar a camisa branca por uma preta ou dispensar a gravata borboleta. Os sapatos mais adequados continuam sendo os pretos lisos de verniz ou de couro com amarração.

No paletó, o abotoamento certo é fundamental para compor um bom visual. O de apenas um botão pode substituir o smoking e combina muito bem com gravatas pretas. O de dois botões é o que está mais em alta, porém, ainda é difícil de ser encontrado em terras brasileiras. O de três botões é o mais tradicional e mais fácil de ser encontrado.

Dicas de trajes para os convidados e familiares

Apesar de que sempre há uma indicação do dress code nos convites, é importante esclarecer alguns pontos. Antes de mais nada, as roupas devem ser, sim, sofisticadas, mas menos chamativas que as dos formandos. As mulheres não precisam abrir mão do brilho, mas devem lembrar de escolher estilos e cores mais discretos.

Apesar de o traje dos homens não ter muitas variações, a regra vale da mesma maneira. Cores mais chamativas e estilos ousados são para os graduandos. Entretanto, todos os participantes masculinos devem usar a casaca na noite de gala.

Um baile de gala é uma excelente opção de festa para formatura. Sua sofisticação torna o evento a forma perfeita para encerrar o ciclo de anos de dedicação e estudo e iniciar a nova etapa da vida profissional de cada formando. O buffet requintado, os espaços cenográficos e as atrações de peso é o que deixam essa noite ainda mais encantadora.

Agora que você já sabe o que vestir no baile de gala, veja essas 6 dicas para fazer um jantar de formatura perfeito!

Escreva um comentário

Share This