Para que os eventos de formatura sigam com toda a tradição necessária e merecida pelo estudante, é necessário preocupar-se com os mais variados detalhes. Afinal, foram tantos anos de dedicação — desde a época do vestibular até as temidas provas e trabalhos acadêmicos — que tudo merece ser pensado em acordo com o que pede a etiqueta. 

Na colação, por exemplo, um dos elementos chaves da solenidade é a beca de formatura, por isso devemos ficar atentos a ela. Pode parecer bobagem no primeiro momento, mas é preciso que tudo esteja alinhado com o que a cerimônia exige, inclusive as cores da faixa. 

Caso você não entenda sobre esse assunto, pode ficar despreocupado. Elaboramos este conteúdo para que você saiba mais informações e curiosidades sobre a beca. Boa leitura!

Entenda a origem da beca de formatura

A origem da beca de formatura já despertou curiosidade em você? Essa é uma roupa clássica e que está presente em todas as colações e foram introduzidas para demonstrar mérito e responsabilidade social.

A palavra vem do latim talus e significa “tornozelo” ou calcanhar, uma descrição exata do formato do traje, que é a cara de uma formatura, que vai muito além que comemorar o fim de um ciclo, mas também o início de um novo.

A ideia é demonstrar a importância de uma cerimônia de colação de grau, o ingresso de novos profissionais no mercado de trabalho, o nascimento de uma geração trabalhadora, que faz parte do crescimento intelectual e produtivo de uma sociedade.

A sua origem é francesa e foi adotada pelas universidades em torno do século XIII. O acessório começou a ser utilizado pela magistratura francesa, que utilizava vestimentas específicas para cada ocasião, seja audiências ou solenidades. No meio acadêmico ela ganhou notoriedade a partir do surgimento da figura do reitor, cargo máximo dentro de uma faculdade.

Assim como em qualquer outro evento que exige um traje especial das pessoas que o protagonizam, o principal objetivo desse tipo de vestimenta é diferenciar os formandos das demais pessoas e reconhecerem o mérito dessa conquista. Anos de dedicação não podem passar despercebidos, não é mesmo?

Conheça a composição da beca de formatura

A beca de formatura é a junção de diferentes elementos e tem uma composição bastante característica e típica. A seguir, elencamos os seus principais componentes.

Toga

A Toga é um dos itens mais importantes. É um manto que deve chegar até os calcanhares, com mangas cumpridas que cheguem até os dedos das mãos. É na cor preta e as cores do seu curso estarão presentes nos outros acessórios que compõem a Beca.

Capelo

Todo mundo deseja tirar uma foto segurando o capelo, concorda? Ele é o chapéu que compõe a beca de formatura. No entanto, é preciso ter atenção quanto à sua simbologia no evento. Não é correto utilizá-lo o tempo todo: deve ser colocado sobre a cabeça apenas depois do discurso feito pelo juramentista.

Jabor

O jabor é uma espécie de “babador” que fica na beca. Toda essa composição vem da origem da beca, pois antigamente os magistrados franceses também a utilizavam. Bastante característico entre os formandos e de fácil assimilação, o item deve ser colocado logo abaixo do pescoço.

Faixa abdominal

Esse é um acessório que gera preocupação e dúvida entre os alunos. Caso você esteja se perguntando sobre o motivo, é fácil de explicar: a cor da faixa varia de acordo com o curso do formando. Ela fica na altura da cintura e deve seguir a cor do jabor e dos canudos onde ficarão o diploma a ser entregue durante a cerimônia.

Capa

Por fim a capa, um acessório que pode estar ou não presente, depende da escolha dos formandos. 

Ela deve ser colocada sobre os ombros, por cima da beca. Ela tem duas cores, de um lado está a cor preta, acompanhando a Toga e do outro lado a cor particular do seu curso, a mesma escolhida para a faixa.

Mas como saber qual a cor do seu curso? Se você não faz a mínima ideia sobre as cores das faixas e de outros componentes da beca de formatura, não se preocupe.

A seguir vamos apresentar a relação das cores da beca de formatura mais adequada para cada curso para te ajudar nesse momento.

Amarelo

A faixa amarela é utilizada para os seguintes cursos:

  • Farmácia;
  • Física;
  • Bioquímica;
  • Música;
  • Estatística;
  • Cinema.

Azul

A cor azul abrange um pouco mais de profissões, sendo concentrada em sua maioria nas áreas de ciências humanas e exatas. Veja:

  • Agronomia;
  • Administração;
  • Arquitetura;
  • Ciências Biológicas;
  • Comunicação Social;
  • Comércio Exterior;
  • Design;
  • Engenharia;
  • Filosofia;
  • Geologia;
  • História;
  • Moda;
  • Psicologia;
  • Química.

Branco

A cor branca é mais restrita no que se refere à beca de formatura. Os cursos que a utilizam são apenas Artes Cênicas e Desenho Industrial.

Lilás

Os futuros profissionais que utilizarão a cor Lilás são dos seguintes cursos:

  • Arquivologia;
  • Biblioteconomia;
  • Ciências Sociais;
  • Geografia;
  • Letras;
  • Serviço Social;
  • Sociologia;
  • Teologia.

Verde

A cor verde é utilizada basicamente por quem optou por algum curso da área da saúde. São eles:

  • Biomedicina;
  • Educação Física;
  • Enfermagem;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Medicina;
  • Nutrição;
  • Veterinária;
  • Zootecnia.

Vermelho

Por fim, os cursos que utilizam o vermelho são:

  • Ciências Políticas;
  • Direito;
  • Relações Internacionais.

Entenda como uma assessoria pode auxiliar

Conforme observado, são muitos os aspectos a serem considerados para que a solenidade siga os padrões, que vão muito além da beca certa, mas também um bom cerimonialista, um bom sonoplasta.

São diferentes protocolos preestabelecidos para que toda a cerimônia saia dentro do planejado e agrade a todos, sejam os formandos, a instituição, amigos e familiares, todos grupos diretamente envolvidos na cerimônia. 

Para que esse momento chave seja realizado sem caos, dores de cabeça e de maneira eficiente, a melhor alternativa é contar com uma boa assessoria de formatura que esteja disposta a ser sua parceira em um momento de alegria e realização.

Selecionamos os principais elementos a serem observados na hora de buscar a parceria com uma assessoria especializada. Confira!

Conhece os melhores fornecedores

Uma das principais dúvidas entre os formandos está relacionada aos fornecedores. Durante a fase do planejamento do evento é quando se faz uma pesquisa detalhada para entender quais são aqueles com maior confiabilidade, além de saber identificar aspectos importantes no contrato para que nenhuma das partes saia prejudicada.

Uma empresa de assessoria de formatura cuida e assessora todo o processo de planejamento. Além do mais, ela tem as relações com os melhores fornecedores do mercado, os mais confiáveis, os de melhor qualidade e mantém os contatos à disposição dos formandos, para evitar qualquer problema durante o seu evento.

Para além de estar por dentro dos principais fornecedores, outro fator chave é a negociação e suporte na assinatura de contratos, por exemplo a beca de formatura, existem particularidades nas negociações, é preciso que o formando garanta que vá devolvê-la em bom estado. 

Dessa forma, as empresas costumam pedir uma segurança quanto a isso — um cheque caução, por exemplo. Mas como saber se o acordo é justo e adequado para todos os lados?

Tendo uma boa assessoria ao seu lado, ela saberá negociar com aqueles fornecedores com maior confiança no mercado e garantirá contratos justos para ambos os lados, evitando fraudes e desesperos em um momento tão importante da sua vida.

Oferece todo o suporte

Um evento muitas vezes é marcado pelos imprevistos, algum atraso, algum problema técnico. O ideal é que no planejamento todos os imprevistos sejam antecipados e remediados, mas infelizmente a realidade vem marcada com pequenos incidentes.

Quando se está cuidando de uma cerimônia como sua formatura, saber a função de cada um no processo é fundamental, a comissão de formatura deve cuidar da gestão e acompanhamento e prestação de contas do evento. Mas quem cuida da operação da cerimônia?

Uma empresa experiente faz um planejamento onde se evita o maior número de incidentes, mas o melhor combo é uma assessoria que lhe dá também um suporte ilimitado na gestão de crises, que possam vir a acontecer. Gerir uma instabilidade, dar todo o suporte necessário para que a cerimônia dos seus sonhos sejam realizadas, são elementos chaves de uma boa assessoria.

Entende as formalidades da colação e evita erros e falhas

A colação de grau é um evento acadêmico, cheio de protocolos e formalidades, com séculos de história, assim como a própria universidade.

Dominar todos esses protocolos com maestria não é obrigação do formando, que muita das vezes está em sua primeira graduação e não precisa saber todos os detalhes e formalidades da celebração, como por exemplo o momento certo de colocar o capelo.

A empresa de assessoria de formatura está acostumada com todo o protocolo que o evento exige. Afinal ela não está em sua primeira colação, como muitos outros e traz um trabalho especializado para todas as formalidades que o evento exige.

Sua função é orientar os formandos para que tudo saia conforme o esperado, dentro do protocolo exigido. Assim, os alunos não vão e nem devem se preocupar com questões que eles não dominam e podem se concentrar em curtir a solenidade com amigos e familiares e fechar esse ciclo de acordo com o que pede a ocasião.

Invista no melhor parceiro

Estar atento à melhor parceria para assessorar o seu cerimonial é a principal decisão para que a sua colação ocorra da maneira sonhada.

Por isso, é importante buscar uma companhia com tradição no mercado, com um histórico positivo e com soluções inteligentes. Pesquise por uma empresa que encare a realização da sua colação como algo que vai além de um contrato e organize esse evento sabendo que é um momento chave da sua vida.

Portanto, se você busca uma companhia que estará sempre ao seu lado, a GWL Formaturas será a sua escolha certa, afinal é exemplo e de comprometimento com os seus sonhos, que busca inspiração nas ideias e no conhecimento das pessoas, para evoluir e entregar cerimônias de qualidade para você e seus colegas de faculdade.

Gostou das nossas orientações? Qualquer dúvida nos procure. É só entrar em contato. Estamos prontos para te ajudar!

Escreva um comentário

Share This