Criar a comissão de formatura é o primeiro passo para a celebração acontecer. Ela deve ser formada mais cedo possível — já no primeiro ano —, para que tudo seja preparado a tempo. Não se engane, quatro ou seis anos podem passar muito rápido. Por isso, ela é tão importante. Entretanto, existem erros que a comissão deve evitar a todo custo para não comprometer a formatura inteira. No post a seguir, descubra quais são eles e veja qual é o papel da comissão. Boa leitura!
O que faz a comissão de formatura?
Ela é formada por alguns alunos da sala e tem como objetivo principal fazer a cerimônia acontecer. Dentre as suas responsabilidades, está:
- cobrar e administrar valores da formatura;
- planejar e realizar eventos para arrecadar dinheiro;
- cobrar alunos inadimplentes;
- manter a turma informada sobre cada passo;
- ouvir ideias e promover votações;
- encontrar uma empresa de formatura e fornecedores;
- garantir que cada aspecto das cerimônias vai acontecer.
Quais são os 6 erros que a comissão deve evitar?
Viu como a comissão de formatura tem inúmeras responsabilidades? Por isso, é importante cuidar para que certos erros sejam evitados durante os anos de graduação. Veja 6 deles a seguir!
1. Não pesquisar empresas
Um dos principais erros que a comissão de formatura pode cometer é não escolher uma boa empresa cerimonialista. Ela é um dos principais aspectos para fazer a celebração acontecer. Afinal, cuida de toda a parte prática da formatura e outros eventos, além de promover assessoria jurídica e garantir apoio incondicional aos estudantes.
Por isso, é fundamental uma boa pesquisa para garantir que a empresa é confiável. Assim, é imprescindível checar sua reputação online, analisar tudo o que oferece e prestar bastante atenção ao contrato.
2. Não definir um líder
A comissão de formatura pode ter várias funções, conforme a necessidade. Entretanto, sempre é preciso ter um líder. Esse “cargo” não serve para que a pessoa decida tudo sozinha. Pelo contrário, ela deve cuidar para que comissão, outros alunos, faculdade e empresa estejam em sintonia. Além disso, deve:
- ser capaz de dividir responsabilidades entre os membros da comissão;
- saber se comunicar e ouvir;
- estar atenta a tudo o que acontece.
3. Não conferir contratos
Os contratos são fundamentais na realização da formatura. São eles que garantem as especificidades do serviço ou produto comprado, bem como a garantia de reembolso caso algo dê errado. Sendo assim, a comissão tem que prestar muita atenção antes de assumir um compromisso — seja físico ou digital. É preciso ler cada parte e ter no contrato todas as responsabilidades e obrigações, bem como condições de pagamento e outros detalhes importantes.
4. Não controlar recebimentos
Controlar os recebimentos da turma é uma das principais obrigações da comissão. Afinal, não há formatura sem dinheiro. Sendo assim, além de acompanhar de perto casos de inadimplência, é importante saber controlar as finanças por meio de planilhas.
5. Não checar fornecedores
Assim como a empresa de formatura, também é preciso saber escolher fornecedores. Além de boas referências, é importante contar com os que oferecem melhores opções para a turma. Isso não quer dizer os mais baratos ou que oferecem vários pacotes de serviços, mas sim os que conseguem suprir suas necessidades.
6. Não planejar
Planejamento é uma necessidade óbvia para realizar a formatura, mas é importante acompanhá-lo. Isso quer dizer que a comissão deve estar preparada para seguir o plano, mas também adequá-lo a uma nova necessidade que possa surgir.
A comissão de formatura é responsável por fazer essa celebração incrível acontecer. Contudo, existem diversos detalhes a serem pesquisados e acompanhados de perto. Por isso, é importante contar com uma empresa de formatura de confiança. Assim, a comissão saberá cada passo do que providenciar e no dia do evento não terá que se preocupar com nada.
Quer saber como a gente pode ajudar você a ter a formatura perfeita? Entre em contato!