Criar a comissão de formatura é o primeiro passo para a celebração acontecer. Ela deve ser formada mais cedo possível — já no primeiro ano —, para que tudo seja preparado a tempo. Não se engane, quatro ou seis anos podem passar muito rápido. Por isso, ela é tão importante. Entretanto, existem erros que a comissão deve evitar a todo custo para não comprometer a formatura inteira. No post a seguir, descubra quais são eles e veja qual é o papel da comissão. Boa leitura! 

O que faz a comissão de formatura? 

Ela é formada por alguns alunos da sala e tem como objetivo principal fazer a cerimônia acontecer. Dentre as suas responsabilidades, está: 

  • cobrar e administrar valores da formatura; 
  • planejar e realizar eventos para arrecadar dinheiro; 
  • cobrar alunos inadimplentes
  • manter a turma informada sobre cada passo; 
  • ouvir ideias e promover votações; 
  • encontrar uma empresa de formatura e fornecedores; 
  • garantir que cada aspecto das cerimônias vai acontecer. 

Quais são os 6 erros que a comissão deve evitar?  

Viu como a comissão de formatura tem inúmeras responsabilidades? Por isso, é importante cuidar para que certos erros sejam evitados durante os anos de graduação. Veja 6 deles a seguir! 

1. Não pesquisar empresas 

Um dos principais erros que a comissão de formatura pode cometer é não escolher uma boa empresa cerimonialista. Ela é um dos principais aspectos para fazer a celebração acontecer. Afinal, cuida de toda a parte prática da formatura e outros eventos, além de promover assessoria jurídica e garantir apoio incondicional aos estudantes. 

Por isso, é fundamental uma boa pesquisa para garantir que a empresa é confiável. Assim, é imprescindível checar sua reputação online, analisar tudo o que oferece e prestar bastante atenção ao contrato. 

2. Não definir um líder  

A comissão de formatura pode ter várias funções, conforme a necessidade. Entretanto, sempre é preciso ter um líder. Esse “cargo” não serve para que a pessoa decida tudo sozinha. Pelo contrário, ela deve cuidar para que comissão, outros alunos, faculdade e empresa estejam em sintonia. Além disso, deve:

  • ser capaz de dividir responsabilidades entre os membros da comissão;
  • saber se comunicar e ouvir;
  • estar atenta a tudo o que acontece.

3. Não conferir contratos  

Os contratos são fundamentais na realização da formatura. São eles que garantem as especificidades do serviço ou produto comprado, bem como a garantia de reembolso caso algo dê errado. Sendo assim, a comissão tem que prestar muita atenção antes de assumir um compromisso — seja físico ou digital. É preciso ler cada parte e ter no contrato todas as responsabilidades e obrigações, bem como condições de pagamento e outros detalhes importantes. 

4. Não controlar recebimentos  

Controlar os recebimentos da turma é uma das principais obrigações da comissão. Afinal, não há formatura sem dinheiro. Sendo assim, além de acompanhar de perto casos de inadimplência, é importante saber controlar as finanças por meio de planilhas.

5. Não checar fornecedores  

Assim como a empresa de formatura, também é preciso saber escolher fornecedores. Além de boas referências, é importante contar com os que oferecem melhores opções para a turma. Isso não quer dizer os mais baratos ou que oferecem vários pacotes de serviços, mas sim os que conseguem suprir suas necessidades. 

6. Não planejar 

Planejamento é uma necessidade óbvia para realizar a formatura, mas é importante acompanhá-lo. Isso quer dizer que a comissão deve estar preparada para seguir o plano, mas também adequá-lo a uma nova necessidade que possa surgir. 

A comissão de formatura é responsável por fazer essa celebração incrível acontecer. Contudo, existem diversos detalhes a serem pesquisados e acompanhados de perto. Por isso, é importante contar com uma empresa de formatura de confiança. Assim, a comissão saberá cada passo do que providenciar e no dia do evento não terá que se preocupar com nada. 

Quer saber como a gente pode ajudar você a ter a formatura perfeita? Entre em contato

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