Durante o período da faculdade, uma das principais preocupações do estudante está relacionada com o fato de entender boas práticas de como conseguir emprego depois de formado. É uma ansiedade comum, uma vez que para conquistar a primeira colocação profissional é exigido alguma experiência por parte do aluno, mesmo que seja em empresas juniores.

Além disso, encontrar aquela oportunidade que mais esteja adequada ao seu perfil vai necessitar de uma pesquisa mais ampla e de um entendimento sobre a visão e os valores da empresa almejada, visando maior satisfação com aquele cargo.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você conheça as principais dicas para atingir os seus objetivos. Boa leitura!

Prepare o currículo de acordo com a vaga

Quando não há tanta experiência em processos seletivos, os profissionais costumam preencher o currículo com muitas informações que nada acrescentam para aquela vaga. Por essa razão, avalie o que de fato são as atribuições do cargo e quais as suas qualificações que serão úteis para o seu sucesso na empresa e na função em específico.

Tenha foco, descreva suas principais habilidades e também informe quais foram as atividades extracurriculares já realizadas, que proporcionaram aprendizado que serão aplicados naquela função. Vale mencionar outros idiomas, projetos da universidade ou pessoais, além de explicar quais são os seus objetivos profissionais que mais agregam para o que é exigido.

Seja transparente

De nada adianta mencionar que você teve experiências em determinada área ou já trabalhou em funções semelhantes se aquilo não for de fato verdade. Recrutadores são preparados para identificar quando o candidato está inseguro quanto às informações, prejudicando o seu futuro profissional até mesmo em outras vagas.

Hoje, muitas organizações prezam em entender se o recém-formado tem proatividade para aprender e se está adequado quanto à cultura da empresa. Elas entendem que, a partir disso, o profissional terá a chance de adquirir conhecimentos técnicos a serem aplicados em sua rotina.

Prepare-se para a entrevista

Muito mais que apenas entender sobre o seu percurso na universidade e sobre os projetos cuja participação agregaram conhecimento, a preparação para uma entrevista deve também estar relacionada com o que você sabe daquela organização. Assim, durante a entrevista, você terá a oportunidade de fazer linkagens de suas habilidades com o que a empresa espera.

Também faz parte dessa preparação o controle da ansiedade. Ouça atentamente o que o recrutador pergunta, tenha empatia com as colocações feitas e preocupe-se com a sua comunicação verbal e não-verbal. Caso você seja o tipo de pessoa que fica trêmula em situações como essas, deixe suas mãos mais quietas sob o colo e não desvie o olhar no momento de suas respostas.

Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas práticas de como conseguir emprego depois de formado. O ideal é entender quais são os seus objetivos profissionais, analisar as empresas que mais se adéquam ao seu perfil e buscar, durante a universidade, por atividades extracurriculares que vão casar com a sua meta, de modo que possa alcançar com êxito a vaga almejada. Assim, você terá a oportunidade de curtir todos os eventos de sua formatura, como a colação de grau e o baile, com a tranquilidade de quem já está bem colocado profissionalmente!

Gostou dessas dicas e deseja obter mais informações como essas? Siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Twitter e YouTube.

Escreva um comentário

Share This