Fazer um discurso de formatura pode ser uma grande responsabilidade. Além de se tratar de um momento que chama bastante atenção dos convidados, a leitura desse texto, normalmente, gera expectativas nos colegas de classe, pois representa sentimentos coletivos, aborda recordações e objetivos que são importantes para todos.

Normalmente, a leitura dessa mensagem é realizada na cerimônia de colação de grau, que é a oficialização da graduação. Contudo, é claro que um discurso pode ser feito em vários momentos: durante uma reunião dos alunos com os professores, ou mesmo, na festa de formatura.

Portanto, se você aceitou o desafio de ser o porta-voz da turma, fique tranquilo! Esse é, antes de qualquer coisa, um momento de celebração pelos desafios vencidos e comemoração de uma nova fase. Separamos algumas dicas que podem ajudar bastante na preparação de um texto inesquecível. Confira!

1. Estruture a mensagem corretamente

Para uma melhor compreensão da mensagem, é necessário que exista uma lógica dos argumentos. Por isso, quando for escrever o texto para o discurso de formatura, lembre-se de seguir a devida estruturação:

Introdução

Nesse momento, você pode indicar qual é o tema do seu discurso, se apresentar e agradecer a presença dos convidados. Aproveite também para inserir um gatilho ou uma frase de efeito para suas próximas reflexões. Ou seja, prepare o público para as principais ideias que serão abordadas.

Desenvolvimento

O núcleo do discurso é aquele que merece mais tempo e atenção. É nele que as principais ideias serão desenvolvidas, certo? Você pode mencionar, por exemplo, quais são os objetivos da turma, quais foram os principais desafios ou lembrar dos momentos mais emocionantes.

Conclusão

O fim do texto merece uma reflexão motivacional, afinal, trata-se de um momento de comemoração. Mais uma vez, você pode inserir frases de impacto que façam com que as pessoas se emocionem.

2. Defina uma temática

escolha do tema é um quesito importante para o discurso de formatura, pois ele será a base para o texto. Pense em algo que retrate bem as experiências vividas pela turma, ou seja, que tenham significado para ela.

Relembre as histórias vivenciadas, as dificuldades superadas e, claro, os aprendizados. Desse modo, será mais fácil chegar a uma temática que realmente simbolize a turma. Entre os temas mais comuns em discursos de formatura estão: maturidade, adversidades e transformação. Veja em qual vocês se encaixam melhor e foque nele!

3. Utilize exemplos e metáforas

Se você busca produzir uma mensagem que possa incentivar os colegas, não deixe de usar exemplos ou metáforas. Essa é uma estratégia que permite que as ideias sejam interligadas e que o texto seja bem ilustrado. Além disso, cria empatia e prende atenção do público.

Na hora de fazer um discurso de formatura, você pode também citar histórias de pessoas famosas ou, até mesmo, situações pessoais para ilustrar algumas ocasiões.

4. Faça agradecimentos ou cite pessoas importantes

agradecimento é um ponto importante do discurso, afinal, existem diversas pessoas que estão envolvidas no processo de graduação e que, de alguma forma, ajudaram a turma na conclusão do curso. Amigos, familiares, professores, filhos ou namorados. É sempre muito bom mostrar gratidão àqueles que estão ao nosso lado em um momento importante, certo?

5. Pense no tempo de apresentação

Discursos muito longos podem ser cansativos, eles também podem fazer com que a atenção das pessoas fique dispersa. Portanto, tente ser objetivo em sua mensagem, pois não é necessário que o texto seja extremamente descritivo.

É claro que também não é indicado que a mensagem seja muito rápida, pois não causará impacto no público. Nesse sentido, cabe relembrar da primeira dica mencionada acima: a estruturação do texto permite que o discurso seja mais dinâmico, compreensível e interessante para quem está ouvindo.

6. Seja bem-humorado

Tenha segurança durante a leitura, pense na postura adequada e na entonação correta. A sua pose, o seu tom de voz e as abordagens realizadas no discurso de formatura podem influenciar bastante na reação do público. Ainda que a colação de grau seja solene e gere bastante emoção, trata-se também de um momento de felicidade que deve ser comemorado da melhor forma possível.

Portanto, tenha bom humor e cative as pessoas. Você pode citar acontecimentos engraçados que foram compartilhados com a turma, ou mesmo, fazer comentários divertidos sobre algumas situações. Lembrando, é claro, que é necessária certa moderação, assim você não ultrapassa os limites da postura indicada em uma cerimônia como essa.

7. Lembre dos seus aprendizados durante a faculdade

Durante o período de faculdade, o que mudou? Quais lições você e seus colegas vão levar para o resto da vida? Quais histórias memoráveis vocês compartilham juntos?

Aproveite esses questionamentos para citar os aprendizados e os acontecimentos que marcaram essa jornada, fazendo um levantamento geral de como a faculdade contribuiu para o que você e seus amigos se tornaram.

Além disso, compartilhe as sensações e vivências durante a graduação, falando sobre o que marcou vocês e quais foram as recompensas dessa trajetória.

8. Atente-se também à comunicação não visual

Um bom discurso de formatura vai muito além das palavras. Grande parte do sucesso desse momento se deve também à linguagem não verbal, ou seja, à postura e forma de gesticular do orador.

Como todas as atenções estão voltadas para ele, nada melhor que apostar também nesse aspecto, criando maneiras de manter o contato visual com o público e fazer com que ele tenha a melhor impressão possível.

9. Fuja das frases prontas

Por mais que seja fácil encontrar discursos e frases prontas, não faça isso. Contar com esse tipo de alternativa pode parecer fácil, mas não caia nesse erro.

Um texto original, que traz a emoção e a identidade da turma em cada palavra, vai agradar o público muito mais. Somente quando o discurso é feito pelo próprio orador da turma, é que é possível mostrar os desafios e os anseios dela, algo que frases prontas não vão conseguir expressar.

10. Pratique na frente do espelho

Texto pronto? Agora, ensaie até cansar. Isso mesmo! A prática na frente do espelho, por exemplo, é uma boa ideia. Você pode, inclusive, gravar e assistir depois. Assim, poderá observar também como está sua postura e corrigir os erros, se for necessário.

Praticando você vai saber a sequência das ideias. Não precisa decorar palavra por palavra, basta saber o que vem depois e, assim, seguir o contexto.

11. Seja carismático

Para que o orador se destaque no discurso de formatura se torna necessário ser carismático e criativo na medida certa. Dessa forma, intercalar entre momentos de seriedade e descontração é fundamental com a intenção de prender a atenção do público logo de cara.

Vale lembrar que incluir muitas piadas tira a seriedade necessária da ocasião e perde aquele toque de emoção que faz muita diferença. Uma boa dica para ter carisma na medida certa é se mostrar empático com os sonhos e os desafios enfrentados pelos colegas.

Enquanto uns se saíram bem no mundo corporativo logo de cara durante os estágios enquanto outros precisam aguardar boas oportunidades. Então, se mostrar consciente sobre as incertezas que a nova jornada traz é uma aposta muito interessante que além de emocionar ainda mostra que estão todos no mesmo barco.

12. Busque inspirações

Quando se trata de um momento tão importante quanto o discurso de formatura, buscar inspirações é a receita perfeita para fazer algo personalizado. Dentro de diferentes contextos, existem várias inspirações de discursos na internet que podem servir como ponto direcionador antes de começar a escrever.

Claro que se tratam apenas de inspirações, nada de evoluir a ideia dentro da mesma proposta. O mais interessante é pesquisar por algo que se encaixe com o estilo da sua turma. Entre exemplos famosos na internet estão o do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de Salman Khan no MIT 2012, e da escritora da saga de Harry Potter JK Rowling.

O segredo desse tipo de discurso é que eles realmente falam sobre a vida de universitário, mas tem como ponto principal servir como conselhos para que a turma de formandos possam levar para a vida em diferentes fases. Afinal de contas, tudo o que aprendemos na universidade e as amizades construídas moldam várias decisões do futuro e para sempre ficam guardadas no coração.

13. Atraía atenção logo no início

Como citamos em relação ao carisma no tópico anterior, prender a atenção de sua audiência logo no início é indispensável. Pense só, se você começa a assistir a um filme e ele se mostra arrastado nas primeiras cenas, o primeiro instinto é desligar a TV e desistir.

Dessa maneira, pense em um gancho atrativo que demonstre sua personalidade inspiradora e que faça valer a pena acompanhar as palavras até o final. Pode ser desde uma piada engraçada ou uma citação bastante emocionante, mas precisa estar dentro do contexto que se encaixa com as expectativas de sua turma.

Uma questão muito importante é evitar misturar assuntos ao máximo. Quanto mais coerente for a linha de raciocínio mais interessante fica a história. Sem contar que ao guardar o melhor para o final fica mais fácil gerar uma certa expectativa sobre qual será o desfecho antes de iniciar a comemoração.

Pronto, agora você já sabe como fazer um discurso de formatura. O mais importante, aqui, é se preparar com bastante antecedência e ter confiança em tudo o que vai dizer. Assim, ao se colocar também no lugar da turma de alunos, fica mais simples chamar a atenção com os pontos certos e tornar cada palavra memorável.

Gostou das informações do artigo? Então, leia também sobre como fazer uma homenagem de formatura emocionante.

Escreva um comentário

Share This