Se você está no período final da graduação, certamente, está em dúvida sobre como organizar uma festa de formatura individual. Durante o período de pandemia, muitos alunos precisaram modificar seus planos de comemoração e optar pelo formato que, além de seguro, traz uma série de benefícios por ser mais intimista.

No entanto, em um momento tão sonhado como o diploma acadêmico, também é preciso organizar cada detalhe para conciliar os estudos e os preparativos da formatura. Quando se trata de fazer isso sozinho, a responsabilidade chega em dobro, com foco em tomar boas decisões enquanto otimiza o tempo.

Quer saber mais? Vamos mostrar como organizar a festa de formatura individual. Acompanhe!

Faça o planejamento financeiro

Como toda a responsabilidade do orçamento é apenas do formando, se torna necessário ter cada detalhe muito bem pensado. Diante disso, você deve montar o planejamento financeiro com bastante antecedência, para garantir que todas as decisões e as contratações serão feitas conforme as possibilidades financeiras.

Assim, faça cotações em relação aos principais serviços e fornecedores. Coloque na ponta do lápis a média para local do evento, alimentação, entretenimento, segurança, traje e lembrancinhas. Os detalhes são exatamente iguais aos da festa tradicional, o que muda realmente é que será uma comemoração mais intimista e extremamente exclusiva para sua família e amigos.

Então, uma das principais vantagens está em conhecer de perto o perfil dos convidados e investir financeiramente em opções que podem tornar o momento inesquecível. As chances de errar, em situações como essa, são muito menores, porém, as contratações exigem uma boa pesquisa, para que tudo aconteça como o esperado.

Organize seus horários

A conclusão de uma graduação é sempre um momento desafiador para os alunos. Mesmo em cenários de incertezas, como durante a pandemia, existem os exames finais, uma extensa lista de compromissos acadêmicos e a entrega do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Por esse motivo, lembre-se de que é preciso organizar bem a agenda para conseguir dar conta de tudo sem ficar sobrecarregado e correr o risco de não oferecer seu melhor como acadêmico. Ainda que o aluno opte por uma formatura individual e mais intimista, qualquer tipo de festa exige dedicação e uma série de pesquisas e negociações.

O mais importante é tomar esse tipo de decisão consciente e já alinhar os compromissos com antecedência. Por mais que tudo dependa apenas de sua opinião para definir os fornecedores, separe o prazo suficiente para as negociações e as pesquisas. Sem contar que também pode ser necessário fazer algumas visitas presenciais, que não devem atrapalhar os momentos de dedicação ao estudo.

Monte a lista de convidados

Como falamos, a formatura individual é a chance de centralizar todas as decisões do evento e montar os detalhes como você sempre sonhou. No entanto, a lista de convidados precisa ser personalizada, para que esse momento se torne ainda mais especial. Então, selecione amigos e familiares que possam aproveitar a festa e todas as suas atrações.

O grande segredo está em colocar a lista de convidados como uma das primeiras tarefas dos preparativos. Assim, ela funciona como uma espécie de ponto de partida para outras decisões importantes, como quantidade de bebidas e comidas do buffet, tamanho do local da festa e, até mesmo, a lista de músicas.

Sem contar que, ao fazer algo mais intimista, como recomendam os órgãos de saúde, o aluno ganha a chance de homenagear as pessoas que foram fundamentais na trajetória até o diploma. Na prática, não será necessário convidar ninguém por pura obrigação. Todos os presentes serão convidados pela importância na vida do formando.

Alugue o local da festa

Sem um espaço que tenha tudo a ver com a formatura individual, a festa pode acabar se transformando em um verdadeiro fiasco. Sendo assim, escolher o local adequado é uma das tarefas mais importantes para o aluno que opta pelo formato de comemorar apenas com familiares e amigos.

Apesar de tantos benefícios, esse tipo de decisão traz também algumas responsabilidades e é necessário se preparar. Então, ao organizar a agenda entre os compromissos acadêmicos e a preparação da festa, reserve um tempo especial para a pesquisa do local.

Isso porque é preciso ficar de olho em alguns pontos que são decisivos para garantir o conforto, a segurança e a animação dos convidados. Entre os principais estão capacidade de presentes conforme a lista de convidados, condições sanitárias, localização, estrutura para atrações de entretenimento e para a realização do trabalho dos fornecedores.

Compre a roupa do evento

Uma das questões que mais costumam tomar tempo mesmo em uma formatura individual é a escolha do traje. Aqui, o aluno pode optar por diversos temas de festa, que vão desde um baile intimista até algo mais descontraído, como uma celebração com temas de fantasias. Tudo depende das preferências de cada um e como os convidados podem aproveitar melhor o momento.

Reserve um tempo maior para comprar o traje, pois sempre é necessário experimentar até encontrar a opção perfeita. Muitos formandos também ficam em dúvida sobre a oportunidade de aluguel, o que leva tempo para pesquisar locais de confiança e que sejam bem avaliados no segmento.

Como a lista de nomes tende a ser restrita, é muito importante que o formando considere o perfil de todos para garantir que o estilo da festa se encaixe com os interesses da turma. Por exemplo, se a maioria dos amigos e familiares são pessoas mais jovens, em sua mesma faixa etária, a proposta da festa deve priorizar seus interesses, mas também ficar de olho nos idosos da família que desejam celebrar.

Conte com uma empresa especializada

Outro ponto indispensável em uma formatura individual é contar com a ajuda de uma empresa especializada. Afinal de contas, uma assessoria focada em formaturas está preparada para lidar com esse tipo de evento, conhece todos os desafios dos preparativos e torna a experiência do aluno e de seus convidados única. O grande diferencial é que, com o auxílio de profissionais referências no mercado, fica mais simples ter cada detalhe impecável, sem precisar dividir o tempo entre os estudos e os preparativos.

Agora, você já sabe como organizar uma festa de formatura individual. O mais importante é ter em mente que, ao escolher uma festa intimista, o tempo se torna seu maior desafio. Mesmo com tantas vantagens na hora de tomar as decisões, ter ajuda especializada se transforma na melhor opção, quando se trata de otimizar os detalhes e garantir que a realização do sonho surpreenda os convidados.

Gostou das informações do artigo? Então, entre em contato com o Grupo GWL e conheça serviços personalizados para comemorar seu grande dia.

Escreva um comentário

Share This