Você deseja saber como ser orador de formatura? É fato que a maioria dos alunos deseja ocupar esse posto tão disputado e finalizar a passagem pela universidade com chave de ouro. Apesar do principal objetivo do orador ser o discurso do grande dia, saiba que o caminho até o posto deve ser traçado com bastante antecedência.

Assim, além de simpatia, boa oratória e carisma, também se torna necessário fazer com que a turma o enxergue como uma referência na hora de fazer as atividades. Saiba que esse processo se constrói aos poucos com hábitos positivos de relacionamento.

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 dicas de como ser orador de formatura.

Acompanhe!

1. Tenha um bom relacionamento com os colegas

No momento de escolher o orador da formatura, os alunos sempre lembram dos colegas que têm bom relacionamento com todos, são conselheiros positivos e estão sempre presentes nos momentos desafiadores. Por conta disso, se você almeja ocupar esse posto na formatura, deve começar a política da boa vizinhança com bastante antecedência.

Claro que não existe a necessidade de forçar amizades com outros alunos apenas por conveniência. O que faz diferença na decisão da classe é a postura que o orador tem diante dos problemas e dos interesses coletivos. É preciso ser uma espécie de porto seguro que repassa informações confiáveis e com espírito de liderança nato para que toda a estratégia de comunicação seja agradável.

2. Fique de olho na capacidade de comunicação

Por falar em comunicação, quando o aluno faz mais a linha introspectivo, ele precisa se esforçar para ganhar a chance de ser o orador. Normalmente, a turma coloca como opção as pessoas que estão sempre no centro das atividades e demonstram interesse pela situação do curso e dos colegas de maneira geral.

Sem contar que manter um relacionamento de confiança com os professores também é um ponto positivo a mais. Então, se mostre sempre aberto para novas experiências, amizades e evite se envolver em questões que não agregam em nada na carreira acadêmica, como discussões entre colegas ou baladas fora de hora, quando a prioridade deve ser manter o foco nos estudos.

3. Seja responsável

Engana-se quem pensa que para ser o orador da turma é preciso somente estudar durante a graduação. Nada disso! O perfil do aluno que pode ocupar o posto é reconhecido justamente pela capacidade manter o equilíbrio, até mesmo nos momentos estressantes na vida acadêmica, de maneira responsável e inteligente.

Ou seja, se dedique ao máximo aos estudos, cumpra os horários e deixe isso claro aos amigos da sala. Entretanto, saiba também aproveitar os compromissos sociais, curtir as festas ao longo da graduação e viver novas amizades, que é uma das coisas mais prazerosas durante a vida de estudante.

4. Busque empatia

Para se destacar em uma turma de graduação, ter empatia e carisma se torna essencial. Isso porque, na maioria dos cursos, as salas costuma ser cheias de colegas e não ser conhecido pela maioria dificulta bastante na hora da escolha. O mais importante é ser empático na medida certa com as situações que envolvem o cotidiano da vida estudantil, porém, sem perder a firmeza necessária para garantir as boas notas.

5. Se destaque nas aulas

Ser um bom aluno também é uma forma de chamar atenção de maneira positiva. Então, sempre que possível, demonstre sua habilidade de falar em público na apresentação dos trabalhos e defenda suas opiniões de forma positiva. Isso é uma estratégia eficiente de aproveitar ainda mais o conhecimento das aulas, se destacar nos grupos e ganhar também a atenção dos professores, o que é fundamental.

Pronto! Agora, você já sabe como ser orador de formatura e se preparar adequadamente para esse momento. O grande diferencial está em compreender que essa é uma excelente forma de coroar a passagem pela vida acadêmica e influenciar seus colegas ao representar o sentimento de todos na formatura. Então, construa esse sonho aos poucos no dia a dia, como uma espécie de preparação até o fim do curso.

Gostou das informações do artigo? Então, deixe seu comentário no post e nos conte como está sua preparação para ser orador da turma.

Escreva um comentário

Share This