Escolher as cores para formatura é o primeiro passo no planejamento da festa. De fato, dentro da cartela de tonalidades, se torna possível tomar outras decisões que fazem com que a comemoração ganhe forma como os alunos sempre sonharam. O melhor caminho, em uma situação como essa, é se guiar por três pilares importantes: as cores da graduação, da universidade e a temática do grande dia. Só assim, é possível fazer contrapontos que priorizem a elegância e criem uma identidade visual inesquecível.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais para escolher as cores para formatura.

Acompanhe!

Priorize cores neutras

O principal objetivo na hora de escolher as cores para formatura é começar pelas neutras. Ao priorizar, por exemplo, preto e branco na paleta de tons, você consegue criar uma identidade visual muito elegante e, ao mesmo tempo, versátil e capaz de harmonizar com qualquer outra tonalidade que se destaque.

Como a maioria dos bailes são noturnos, a combinação do preto e do branco no destaque principal também se torna uma escolha perfeita, quando o objetivo é priorizar a formalidade do evento sem deixar o conforto visual de lado. Assim, o branco transmite leveza e harmonia ao ambiente e pode ser realçado nos arranjos de flores e na pintura de alguns móveis.

Já o preto, quando é seu principal contraponto, é associado ao glamour de uma noite que encerra uma fase tão especial na vida de todos os formandos e convidados. A partir disso, conforme a proposta da temática da festa, é possível criar elementos que se encaixem na paleta de maneira sútil, com outros tons pastéis em taças pretas, flores brancas e guardanapos na cartela neutra.

Busque as cores dos cursos

Um bom ponto de partida, quando se trata de escolher a paleta de cores da festa de formatura, é se basear nas cores dos cursos. Quando os alunos reconhecem essas características e usam de alguma maneira como identidade visual, tudo fica mais personalizado e cheio de estilo.

Isso porque traz aquela sensação de pertencimento e missão cumprida no início da nova jornada. As cores dos cursos são as que costumam ser identificadas pelas pedras nos anéis de formatura e algumas podem variar conforme a universidade ou o país onde é realizada a graduação.

Veja, a seguir, as cores usadas nas principais graduações e os seus significados!

Verde

Representa a área da saúde e sua pedra preciosa na formatura é a esmeralda. Dentre os cursos que usam essa tonalidade estão fisioterapia, medicina, enfermagem, odontologia, veterinária e nutrição. Para quem deseja tornar o clima mais sofisticado, uma boa escolha é apostar no contraponto do verde, em diferentes tonalidades, com dourado, prateado e até mesmo preto em alguns detalhes.

Lilás

O lilás e a pedra ametista representam as ciências humanas. Por ser uma cor super versátil, fica simples encaixá-la em vários tons na cartela, especialmente em eventos noturnos. O ideal, aqui, é que a proposta vá além dos arranjos de flores e apareça em vários tons do próprio lilás, em contraponto com roxo, branco, dourado, preto e ouro.

Azul

O azul está diretamente ligado aos cursos de raciocínio e criatividade. Aqui, entram economia, administração engenharia e arquitetura. Tudo isso dentro de uma proposta da pedra safira, que transmite harmonia e serenidade. O azul na cartela de decoração pode ser priorizado, especialmente em louças, toalhas e acessórios de decoração, como vasos de flores, que fazem toda a diferença visualmente.

Vermelho

Com associação à paixão e a energia, o vermelho é a cor do direito e da comunicação. O anel usado está na pedra Rubi e é uma das decorações mais delicadas, pois é muito fácil cair no exagero. Se torna necessário ter muita sutileza para equilibrar o branco com dourado e prata na medida certa.

Agora, você já sabe escolher a paleta de cores para formatura. Além da cor do curso também é essencial considerar o tipo de festa que será realizado e a proposta do baile, para que a identidade visual criada faça com que os convidados apreciem a temática da ocasião na medida certa, conforme o desejo dos formandos.

Gostou das informações do artigo? Então, leia também sobre como preparar uma festa de formatura diferente.

Escreva um comentário

Share This