Um discurso de formatura engraçado costuma ser um dos pontos altos da noite, não é? Afinal, é nesse momento que bate aquele saudosismo, são relembrados momentos e situações engraçadas, todos dão risadas juntos e lembram dos dias de alegrias e batalhas que tiveram durante o curso.

O riso está ligado às nossas emoções e desperta sentimentos por meio da comédia, tornando esse momento ainda mais importante. Além das palavras motivadoras que são comuns nesse tipo de discurso, trazer elementos engraçados faz com que a ocasião tenha mais leveza.

No entanto, para que isso funcione de verdade, escolher um orador que cative o público e seja capaz de inspirar é fundamental. Assim, veja 4 dicas de como fazer um discurso de formatura engraçado para a turma!

1. Pense em momentos memoráveis da turma

Com tantos anos na graduação, é impossível que a turma não tenha uma coleção de momentos que foram memoráveis. Podem ser aquelas situações mais simples, como algo que aconteceu durante uma aula ou mesmo a lembrança de um evento, entre outras circunstâncias.

Por isso, também peça ajuda de colegas para que se lembrem de ocasiões que merecem ser relembradas na formatura. Compartilhar experiências pessoais também é uma ótima estratégia para conseguir conquistar o público e criar empatia.

2. Comece com uma piada que faça sentido

Pessoas que dividiram momentos tão importantes por anos devem ter desenvolvido algum tipo de “piada interna” ou algo que seja muito marcante. Portanto, usar esses elementos logo de início já deixará claro qual será o tom do discurso, mas é preciso que a piada faça sentido.

Quando o orador já começa comentando sobre algo engraçado, imediatamente ele conquista a empatia do público. Por isso, defina um tema que seja importante para a turma e relembre histórias, momentos engraçados e arranque risos e lágrimas da plateia.

3. Não fuja do contexto do discurso

Definir a temática do discurso e estruturá-lo é essencial para não levá-lo para outro rumo. Dessa forma, criar um roteiro e escrever os temas que devem ser abordados e que são mais importantes é fundamental para não esquecer de falar nada. É possível encaixar diferentes assuntos no discurso. As lembranças de histórias, os agradecimentos e outros tópicos ficarão ainda mais interessantes quando são ditos com bom humor, afinal, essa é a hora de comemorar a superação de todos os obstáculos.

4. Busque inspirações na internet

Basta uma rápida pesquisa na internet para encontrar muitos discursos de formatura inspiradores. Além disso, muitos deles passam mensagens motivacionais, mas também são engraçados, como o proferido pelo ator Jim Carrey, como paraninfo de uma turma na Universidade de Negócios de Maharishi.

Nesse discurso, um dos principais atores de comédia de Hollywood mostra como entregar uma mensagem positiva com bom humor. Então, não precisa ser um grande comediante como Jim Carrey para motivar e ter um discurso marcante, o mais importante é falar com o coração.

A regra mais básica para fazer um discurso de formatura engraçado é ter bom senso e manter o respeito. A partir disso, é só investir em elementos familiares da turma para arrancar boas risadas dos colegas e professores.

Aproveite e confira também como fazer um discurso de formatura que seja inesquecível!

Escreva um comentário

Share This