Após a conclusão da graduação, ainda há uma série de eventos que podem ser realizados para celebrar o fechamento desse ciclo. Não importa o curso que você fez, o mais importante é comemorar e aproveitar cada segundo desses momentos, e os eventos de formatura são partes essenciais.

Além da entrega do diploma, outros eventos podem ser incluídos, ficando sob responsabilidade da comissão de formatura organizá-los. Por isso, caso os formandos queiram o pacote completo com todas as etapas, é melhor começar o planejamento quanto antes para que tudo seja perfeito.

Dessa forma, venha conferir quais são os principais eventos de formatura que não podem ficar de fora, para que você e sua turma consigam curtir ao máximo essa fase. Confira!

Festa dos 100 dias

Quando a turma opta por uma festa de formatura, um pré-evento comum e que faz muito sucesso é a Festa dos 100 dias. Para começar a levantar os ânimos e mostrar uma prévia do que será a formatura, essa celebração marca a contagem regressiva antes de chegar o grande dia.

Assim, a festa é realizada 100 dias antes do grande evento de formatura. Além disso, também pode servir para que a turma se reúna depois de concluir o curso. Não precisa ser, necessariamente, uma festa como será a de formatura. É possível realizar outros tipos de encontros, como uma noite especial em um bar, um churrasco ou até uma festança com DJ e pista de dança. Tudo fica a critério dos formandos.

Aula da saudade

Mesmo com queixas e reclamações durante os anos de graduação, bate aquela saudade dos bons momentos com colegas, amigos e professores dentro do centro de ensino, certo? No momento que se percebe que esse período de correria acabou, já se tem uma sensação nostálgica, de querer reviver momentos especiais e que até nos faz esquecer dos perrengues passados.

Para relembrar todos os momentos e criar mais memórias junto da turma, a Aula da Saudade (também chamada de Aula Especial) é um evento que ocorre depois que os alunos apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Portanto, ela ocorre nos últimos dias de aula.

A Aula da Saudade é para que todos relembrem memórias marcantes do curso, aproveitem aqueles últimos momentos dentro da instituição e também serve para homenagear aqueles que foram primordiais durante essa trajetória: os professores. Por isso, a Aula Especial é marcada por um clima de comemoração e nostalgia.

Prova de toga

Às vezes, é difícil acreditar que você conseguiu superar todas as dificuldades e finalmente vai se formar, não é? Contudo, o dia da prova de toga é quando se percebe que tudo isso é real. Essa etapa consiste na sessão de fotos para convites de formatura, lembranças, quadros e outros detalhes.

Ou seja, é uma produção de fotos com todos os formandos utilizando beca, barrete e tudo o que têm direito. Na sessão fotográfica, os alunos também podem utilizar vestimentas adequadas da área que escolheram, como jaleco para estudantes de medicina, capacete para engenheiros e arquitetos, e assim por diante.

Colação de grau

Por fim, depois de todos os obstáculos superados, chega o dia da colação de grau. Esse evento acadêmico é uma cerimônia tradicional e obrigatória para a outorga de licenciatura ou bacharel. É nesse dia que finalmente os formandos recebem seus diplomas (mesmo que muitas vezes seja apenas simbólico), que comprovam as competências e habilidades adquiridas durante a graduação na área escolhida.

O título de outorgado é entregue pelo diretor da instituição de ensino e a cerimônia pode ser solene ou não-solene. A solene é realizada com a vestimenta tradicional, como beca, homenagens e outros aspectos. Já a não-solene não inclui nada disso e pode ser feita com alunos de outros cursos. Ou seja, é uma cerimônia mais simples e sem muito destaque.

Recepção dos formandos

Após a colação de grau, muitos alunos optam por fazer uma recepção para celebrar esse dia. Essa é uma espécie de rito de passagem para comemorar junto da família e amigos esse momento especial. Dessa forma, pode ser feito um evento mais intimista, apenas com as pessoas mais próximas, ou também uma festa maior, em um lugar mais amplo e com mais convidados. Tudo fica a critério do aluno. Portanto, essa é mais uma das etapas antes de encerrar esse ciclo e partir como um grande profissional formado.

Missa

Dependendo da quantidade de alunos que vão se formar, pode haver muitas pessoas na missa e, para que não haja problema com espaço e falta de lugares, a escolha da igreja é muito importante. Para que tudo seja perfeito, são realizados ensaios para que todos saibam cada um dos passos que serão dados.

A celebração da missa é feita pelo pároco e a turma pode até mesmo ornamentar a igreja para deixar o momento mais especial. O culto ecumênico é feito para celebrar a formatura, mas não precisa ser uma solenidade de uma religião específica. Afinal, os alunos podem ter diferentes crenças e isso não deve impedir que a missa seja realizada.

Entrega do diploma

Depois de todos os anos de graduação e após os pré-eventos, finalmente chega o dia de encerrar esse ciclo da vida acadêmica. Assim, a entrega do diploma marca o fim desse período, no qual os formandos podem partir para a vida profissional depois de aproveitar tudo o que o ensino superior pôde oferecer.

Após Aula da Saudade, missa, recepções, festas e muitos registros feitos, é possível buscar o diploma definitivo, aquele com seu nome escrito e detalhes da sua formação. Esse é um dos momentos mais emocionantes, afinal, fecha com chave de ouro essa fase. Por isso, não deixe incluí-lo no pacote de fotos.

Portanto, a escolha da produtora que realizará os eventos de formatura é fundamental. Desse modo, selecionar a que oferece mais benefícios e vantagens é determinante para ter uma boa experiência nos eventos de formatura e etapas finais da graduação. Assim, confira qual é a melhor opção para que essa fase seja marcada apenas por boas lembranças.

A GWL Formaturas é uma empresa especializada que pode ajudar você. Por isso, entre em contato com a gente e conheça mais sobre nossos serviços!

Escreva um comentário

Share This