As festas de formatura são conhecidas como um dos grandes marcos da vida estudantil. No entanto, nos últimos anos, outros tipos de celebrações passaram a fazer parte das tradições dos alunos nas universidades brasileiras. A festa de médico ou de Meio Médico é um bom exemplo disso e traz momentos inesquecíveis aos alunos.

Se você está por fora do contexto, saiba que essas festas são feitas na metade do curso, representando uma parte do caminho já percorrido na graduação. Afinal, se trata de uma das mais longas trajetórias acadêmicas, então nada mais justo que ter duas comemorações, não é mesmo?

Agora, se você cursa medicina e já sabe o que é a Festa Meio Médico e quer planejar a integração da turma, confira dicas importantes de planejamento, a seguir.

Lista de convidados

Assim como nas festas de formatura tradicionais, o baile Meio Médico também permite levar convidados. Afinal, é uma comemoração nos mesmos moldes das festas de encerramento da graduação. Assim, você pode criar convites e folders para divulgar e promover o evento a familiares e amigos.

É muito importante ter uma noção aproximada da quantidade de pessoas que estará presente, para que a festa seja planejada de forma adequada. Então, uma ideia é estipular um número limite de convites para que todos possam chamar convidados e se divertir entre pessoas queridas.

Comes e bebes

Novamente, esse item vai depender do formato do evento, mas todos podem dar sugestões para chegar a um veredicto. Uma festa na piscina clama por um churrasco caprichado, enquanto algo mais convencional pede por pratos mais sofisticados. Que tal um cardápio japonês ou um rodízio de massas? Já para as bebidas, é importante contratar um serviço de qualidade, que possa disponibilizar uma variedade razoável de drinks e coquetéis. As bebidas sem álcool também devem ser lembradas.

Decoração

A decoração da festa vai depender do formato escolhido e até da temática. A Meio Médico é uma comemoração mais irreverente e pode ser feita desde uma pool party até uma festa à fantasia. A dica é investir em uma iluminação cheia de cores, letreiros e elementos que representem a turma. Também, vale incluir um espaço bacana para fazer fotos temáticas, como uma cabine personalizada ou um ambiente com totens de médicos famosos entre o grupo e professores que são referências.

Além disso, também costuma ser muito bacana ter espaços cenográficos de acordo com a temática escolhida. Em uma comemoração ao ar livre, por exemplo, pode ser um jardim vertical, que permita não só fotos, mas que também seja convidativo para que todos possam interagir ou até mesmo criar uma coreografia para tornar o momento épico.

Temática

Por se tratar de uma comemoração mais informal, a turma pode priorizar um clima mais descontraído na decoração e fazer uma festa temática. Assim, uma boa sugestão é criar uma ambientação que traga referências para todos da turma de forma bem-humorada. Isso faz muita diferença na hora de deixar todos ainda mais empolgados e dar aquele gás que todo aluno precisa no meio do curso de medicina.

Por exemplo, usar personagens médicos da ficção como referência na decoração e até no estilo de festa se torna uma atração e tanto. Converse com a turma e descubra quais são os seriados e filmes preferidos sobre o assunto para personalizar cada detalhe. Convites, copos, acessórios da pista de dança e até mesas podem ter referências.

Assim, além de transportar todos os convidados para um universo de ficção, ainda existe a possibilidade de fazer muitas fotos divertidas. Uma festa na piscina que tenha o nome de um hospital da ficção, com elementos que remetem aos personagens, pode brincar também com os trajes dos presentes e até mesmo com os drinques oferecidos. Basta pesquisar com calma sobre o perfil de seus colegas e colocar a criatividade no centro das decisões.

Jogos

Diferentemente dos bailes de formatura, que exigem rigor, a festa Meio Médico permite que os alunos se divirtam da maneira que mais combina com a sua personalidade. Ou seja, o cronograma da celebração deve ser bastante agitado, para relaxar a mente das obrigações acadêmicas e comemorar o caminho traçado até a metade do curso.

Aqui, vale apostar em charadas que são velhas conhecidas de festas de turmas universitárias, ao testar as habilidades do grupo sobre o curso e as questões mais leves da profissão depois da graduação. Pesquise perguntas que são relativamente simples, mas que, na hora do jogo e da festa, acabam colocando a galera para pensar.

Outra sugestão que costuma fazer bastante sucesso é a brincadeira da fantasia barata. Pode até parecer simples em um primeiro momento, mas essa atividade é capaz de arrancar boas risadas até mesmo dos alunos mais tímidos. Tudo funciona assim: o responsável por organizar a dinâmica precisa dividir as pessoas em grupos de três a sete participantes e distribuir baldes cheios de acessórios para que cada um possa criar sua fantasia.

O ideal é que sejam itens simples, que dificultem a montagem da fantasia e tornem cada etapa mais divertida, como papel higiênico, papelão, restos de tecidos, plásticos e peças aleatórias de roupas. O tempo médio de criação do traje é de cinco minutos, ao fim, os participantes devem explicar a fantasia e uma comissão de jurados, que escolhe o vencedor.

Atrações

Nas festas Meio Médico, as atrações costumam ser especiais. Há turmas que contratam uma banda local conhecida ou até DJs importantes para animar o som da comemoração. A única certeza é que a música não pode faltar! Na hora de selecionar o setlist, a dica para a comissão de formatura é criar uma lista virtual, para que todos possam dar sugestões e adicionar os gostos pessoais. Assim, todo mundo fica satisfeito e pode curtir o som a noite toda.

Trajes

É claro que toda festa de gala que se preze precisa daquele visual caprichado. Embora essa não seja uma exigência, é interessante estipular uma base para o look dos estudantes e dos convidados. Algumas turmas fazem camisetas específicas da festa ou da turma, enquanto outras deixam o estilo mais à vontade. O mais importante é que as pessoas se sintam confortáveis com as roupas e possam se divertir.

Essas são algumas dicas de como caprichar em uma comemoração de festa de médico. Se você quer inovar e fazer algo diferente, é legal pensar em temas e formatos bem modernos. Uma festa de máscaras para Meio Médico pode ser uma ótima ideia para unir a elegância das roupas de gala à diversão garantida. 

Gostou das ideias apresentadas no artigo? Então, entre em contato com a GWL e conheça serviços personalizados de assessoria para tornar sua festa incrível.

Escreva um comentário

Share This