Muitos estudantes sabem que o final de semestre na faculdade costuma ser muito estressante e gerar muitas preocupações em relação ao desempenho. São provas, trabalhos, TCC, datas para cumprir, reuniões de comissão de formatura e, por mais que alguns se esforcem, não é tão fácil escapar da ansiedade e do sentimento de pressão causado pelos prazos.

Pensando nessa situação, este post tem o objetivo de ajudar você a lidar da melhor forma com essa etapa. Confira as nossas dicas indispensáveis para se sair bem nas avaliações, nos trabalhos, ser produtivo e ainda cuidar da sua saúde mental. 

Tenha um checklist de tarefas

A primeira tarefa a se cumprir desde o início do período é criar o seu checklist. Há alunos que preferem montar uma agenda escrita, outros preferem bloco de notas e outros usam a própria agenda do celular. Há aqueles que espalham papéis coloridos pelas paredes do quarto de estudo e essa estratégia também pode funcionar. 

O importante é que você tenha o cuidado de não esquecer as datas. Com o checklist, todos os dias você poderá conferir os prazos, definir quais são os mais urgentes e, dessa forma, ter os trabalhos em dia. Além disso, você terá aquela boa sensação de marcar “check” na agenda ou de observar a sua parede ficar mais vazia com o passar das semanas. A organização trará bons resultados.

Evite distrações extras

Atualmente, as distrações são muitas: aquele vídeo no seu canal predileto que acabou de ser lançado, o podcast com o tema que você tanto aguardava está disponível ou as mensagens do whatsapp que precisam ser respondidas imediatamente. No entanto, tudo isso que foi listado pode esperar, não são situações urgentes. 

O vídeo no youtube e o podcast permanecerão disponíveis até que você tenha disponibilidade. As mensagens no whatsapp podem aguardar e, caso seja urgente, a pessoa entrará em contato por ligação. Se você tem dificuldades em se concentrar, procure uma biblioteca ou um café para estudar. Encontrar um ambiente onde mais pessoas têm o mesmo objetivo do que você auxilia muito a manter-se longe das distrações.

Marque um dia de estudos com os colegas

O momento de estudo é muito importante, principalmente quando o estudo é em grupo. O tempo de produção individual é insubstituível, mas há também a sua importância em compartilhar os estudos com os colegas e aprender as mesmas matérias a partir de perspectivas diferentes. 

O conteúdo adquire uma nova forma, novos posicionamentos e amplia-se a visão sobre o que foi estudado. Essa é uma atitude que auxilia bastante na produção de trabalhos. Muitos alunos têm “branco” e não conseguem produzir o suficiente. O estudo em grupo ajuda muito contra o bloqueio criativo. Além disso, os trabalhos em equipe são uma ótima maneira de dar início a uma rede de networking.

Faça o possível para dormir bem 

Muitos estudantes acreditam que não é possível dormir bem e ter as tarefas em dia, alguns passam a noite anterior da prova acordados para apreender melhor o conteúdo — isso é um mito. O professor de psicologia da Universidade Royal Holloway, do Reino Unido, Jakke Tamminen, é especialista em como o sono afeta a memória e a linguagem, ele aponta que dormir é essencial para que o cérebro absorva o conhecimento.

Mesmo que você não esteja estudando quando está dormindo, seu cérebro está estudando. É quase como se ele estivesse trabalhando por você. Por isso, você não terá o retorno esperado do tempo que aplicou aos estudos se não dormir bem.

Com o final de semestre na faculdade, pode ser complicado manter alguns ritmos em equilíbrio e encontrar uma maneira de controlar a ansiedade. Entretanto fazer o máximo para organizar a rotina é uma das formas mais efetivas de conseguir os melhores resultados. Ao seguir essas dicas, você pode começar esse projeto a partir de qualquer momento. 

O final de semestre na faculdade pode ser muito estressante, mas há boas formas de lidar com essa situação. Se você quer ajudar aos seus colegas que estão passando pelo mesmo problema, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e auxilie-os a lidar com essa fase!

Escreva um comentário

Share This