A formatura de Direito é um momento que marca o fim dos estudos e a entrada da vida profissional em um novo mercado. De fato, depois de tanta dedicação durante cinco anos de graduação, fazer uma super comemoração se mostra indispensável, concorda?

Saiba que o principal ponto na hora de reunir a turma para tomar decisões é a dificuldade de lidar com a contratação dos serviços em meio aos últimos detalhes do curso. Assim, o melhor caminho está em montar um planejamento detalhado para que o tempo seja otimizado sem deixar a importância da festa de lado.

Quer saber mais? Vamos mostrar um verdadeiro guia de como organizar o evento conforme as preferências de sua turma. Acompanhe:

Tenha uma comissão de formatura

O primeiro passo para ter uma festa inesquecível é montar uma comissão de formatura. Isso porque ao organizar as ideias de todos os representantes da sala, você consegue montar o planejamento inicial, definir o tema da festa e quantidade de convidados para cada formando.

Um ponto que deve ser considerado, aqui, é escolher pessoas que realmente tenham disponibilidade e desejo de cuidar dos detalhes da celebração. Afinal de contas, são muitos detalhes que exigem atenção e tudo acontece durante a fase final do curso que também ocupa bastante tempo dos alunos.

Ou seja, se certifique de que todos os amigos selecionados são pontuais e vão priorizar as questões da formatura quando possível. Além disso, montar um calendário de encontros e reuniões dos preparativos com antecedência faz muita diferença para que ninguém fique prejudicado nos estudos.

Planeje o orçamento

Depois de colocar o planejamento no papel e descobrir o que é necessário para fazer uma festa de formatura, chega o momento do orçamento. Esse é um dos tópicos dos preparativos que mais exige atenção, pois qualquer cálculo errado pode fazer com que a festa passe por vários momentos de crise.

Imagine só se, por falhas no orçamento, a comissão prioriza a contratação de uma banda e falta bebida para os convidados. Seria extremamente frustrante, não é mesmo? Sendo assim, pesquise com antecedência o preço estimado dos serviços necessários e converse com todos os envolvidos sobre quais contratações devem ser priorizadas. Depois disso, fica mais simples fazer as chamadas listas secundárias de serviços que podem ficar de fora caso o orçamento não seja suficiente.

Defina o local e a data

O local e a data da festa de formatura de Direto devem ser definidos com o máximo de antecedência possível. O motivo é que esses dois fatores funcionam como um ponto direcionador de várias outras decisões.

Por exemplo, para bater o martelo de quantas pessoas podem participar da festa como convidados é necessário saber a capacidade máxima da casa escolhida. Então, priorize a pesquisa de espaço e data para manter o planejamento bem organizado.

Dê preferência a locais que sejam experientes no assunto, ofereçam suporte durante a montagem e desmontagem da festa e possam negociar os preços conforme a data escolhida. Lembre-se de que a data precisa ser bastante discutida para que todos já tenham concluído os exames finais e possam trazer os familiares e amigos.

Escolha o cardápio

Uma festa de formatura dos sonhos precisa ter um cardápio que faça parte da temática escolhida. Tudo depende da disposição da decoração, do tamanho da lista de convidados e do orçamento definido. Em uma comemoração mais tradicional, você pode investir em mesas redondas ou longas para oferecer um buffet no formato americano.

Agora, se for uma festa mais moderna, o finger food é uma grande tendência do momento. Nesse estilo, os convidados se servem com um cardápio que pode ser comido tanto sentado quanto em pé ou na pista de dança, com canapés, sanduíches de palito ou docinhos de pote.

O mais importante, nesse caso, é combinar os alimentos com o estilo da festa. Se for algo com clima tropical, flores e decoração colorida, inclua bebidas refrescantes e pratos leves, porém, saborosos. Agora, para uma celebração noturna no inverno, as massas, vinhos e caldos são uma excelente pedida.

Aposte na decoração

Chegamos a um ponto que torna qualquer festa de formatura mais divertida. Quando se trata dos alunos do curso de Direito, então, o que eles mais querem é comorar depois de tanto esforço e dedicação nos anos de estudo. Por isso, aposte em uma decoração completamente personalizada que estimule fotos, vídeos e postagens nas redes sociais.

Procure pelos elementos simbólicos da profissão, como a beca de tribunal, os livros e a balança da justiça para criar uma verdadeira experiência imersiva. Painéis com cabines de fotos que simulem o exercício da profissão costuma fazer muito sucesso com os convidados. Além disso, seja fiel à temática escolhida para que tudo se encaixe dentro do contexto e tenha uma decoração elegante e harmoniosa visualmente.

Monte uma pista de dança divertida

Sem uma pista de dança animada, a festa de formatura não fica guardada na memória de todos. Depois de tanta tensão nos estudos e preparativos, todos querem mesmo é aproveitar cada segundo como uma forma de concluir essa etapa importante.

Em função disso, escolha um espaço que tenha uma pista de dança bem localizada e ofereça vários acessórios que tenham relação com o curso. Além das já tradicionais pelugens coloridas, óculos neon e plaquinhas, uma boa dica é investir em elementos relacionados ao curso. Veja, a seguir, algumas sugestões:

  • copo com os dizeres “fale com a minha advogada”;
  • martelo da justiça com as cores da festa;
  • plaquinha escrito “temos o Direito de dançar”;
  • caricatura dos formandos;
  • máscaras de personalidades da profissão.

Além disso, para manter a pista de dança aquecida, também se torna indispensável procurar por um bom DJ ou uma banda que toque músicas do momento. No entanto, o grande diferencial está em considerar o perfil de cada aluno envolvido e a realidade financeira para estipular o orçamento para entretenimento da festa.

Pronto! Agora você já sabe como organizar uma formatura de Direito. O principal segredo é priorizar a organização. Com um planejamento detalhado feito por uma comissão dedicada, a estrutura da festa pode ser elaborada de maneira simples e todas as decisões são tomadas pensando no sucesso final do evento.

Gostou das informações do artigo? Então, entre em contato com o grupo GWL e conheça uma assessoria completa para que sua formatura seja perfeita.

Escreva um comentário

Share This