Organizar uma festa de formatura de pedagogia dá bastante trabalho e, por isso, o evento deve ser planejado com a máxima antecedência. O ideal é dar início aos preparativos já a partir do segundo ano do curso. Exagero? Não. Pois, dessa forma, a turma consegue escolher os melhores lugares, pesquisar fornecedores e fazer uma festa inesquecível com um orçamento mais acessível.

Para ajudar sua turma a não errar na hora de planejar a tão sonhada formatura do curso de pedagogia, elaboramos algumas dicas infalíveis. Confira!

1. Reúna os membros da comissão de formatura

O primeiro passo para organizar a festa de formatura é decidir quem serão os membros da comissão de formatura. Isso porque, se não houver um pequeno grupo responsável pelo evento, o planejamento pode virar uma bagunça. A comissão é responsável por representar toda a turma e organizar o processo de formatura, desde a procura por fornecedores até os eventos para arrecadar fundos para o baile.

Para escolher os membros da comissão de formatura, a turma deve votar nos candidatos. O ideal é que sejam alunos comprometidos e de confiança, pois além de tomar decisões importantes, eles ainda vão cuidar do dinheiro arrecadado ao longo dos anos.

2. Converse com os colegas de classe

Depois de escolher a comissão de formatura é hora de conversar com a classe para saber quem vai participar da festa. Embora seja um evento importante, nem todos têm condições financeiras de pagar pelo baile ou têm interesse. É importante saber quantas pessoas vão participar da festa para escolher o lugar certo e as atrações do grande dia. A dimensão do baile e os serviços contratados dependem da quantidade de alunos pagantes.

3. Defina o orçamento

Definir o orçamento para o evento é o pronto principal para organizar sua festa de formatura de pedagogia de forma eficiente. É a partir do orçamento que a turma vai conseguir planejar o restante dos preparativos. Entretanto, lembre-se de estabelecer um valor de acordo com a realidade da turma.

Não adianta querer fazer uma festa grande, em um dos locais mais badalados da cidade, se a turma não consegue arcar com os custos. O ideal é conversar com os colegas de classe para saber quanto cada um pode pagar por mês para, enfim, determinar um valor para o evento.

4. Escolha a data e o local

O local e a data devem ser escolhidos quanto antes. Isso porque, no meio e no fim do ano, as igrejas e salões de festas são muito requisitados para eventos de formatura. Contudo, vale lembrar de que, geralmente, colação de grau e baile não ocorrem no mesmo dia, por isso, é bom escolher datas próximas.

A escolha do local é importante porque o espaço influencia diretamente na decoração da festa. Lugares fechados pedem um planejamento diferente de um sítio, por exemplo. Então, assim que começar os preparativos para o grande dia, reúna toda comissão de formatura e decida local e data.

5. Arrecade dinheiro para a festa

Esse é um dos pontos mais importantes para ter uma festa inesquecível. Claro que os alunos vão pagar uma taxa mensal para o baile, mas nem sempre isso é suficiente. Por isso, organize eventos para arrecadar fundos para a festa. Vale fazer rifas, vender comida na faculdade, além de itens como camisetas e canecas com o nome da turma. Enfim, use a criatividade para conseguir grana para a classe.

Se comprar um item para sorteio, vocês podem arrecadar um dinheiro com a turma, usar uma parte do valor que foi vendido para pagar o prêmio ou, ainda, pedir patrocínio. Essa última opção é melhor porque os formandos conseguem juntar mais grana.

6. Escolha os fornecedores

Organizar uma festa de formatura significa contratar diversas empresas especializadas. A comissão deve selecionar buffet, músicos ou DJ, responsáveis pela decoração e design para a criação dos convites. São serviços diferentes, que envolvem muita pesquisa e degustação de pratos.

Para não errar na escolha, peça indicação de outros formandos que já estão com os preparativos adiantados. Visitar as redes sociais da empresa para verificar as avaliações também é bastante válido. Um simples detalhe, como uma decoração que não condiz com o perfil dos formandos ou um repertório de músicas ruim, vai tirar todo o brilho da festa e deixar a turma frustrada.

7. Decida sobre os convites

O modelo do convite de formatura pode ser razão de discórdia entre os formandos. No entanto, essa escolha é feita sempre no último semestre, quando já foram definidos os horários para colação de grau e missa de formatura. Existem diversos modelos de convites para todos os gostos e bolsos. O ideal é escolher o tipo que mais tem a cara da turma. Se a classe quiser economizar com a impressão dos convites, basta escolher versões virtuais, que podem ser enviadas por e-mail ou WhatsApp.

8. Escolha as atrações

O sucesso de um baile de formatura depende do tipo de música que será tocada durante a festa. Independentemente de ser um DJ ou uma banda, as atrações devem ser daquelas que agradam a todos. Outras atrações como cabine fotográfica, lounges, cenários divertidos e adereços completam as atrações do baile. Se o orçamento da turma não permitir contratar todos esses serviços, escolha um grupo musical de boa qualidade, pois, assim, a diversão estará garantida.

9. Defina as lembrancinhas

Para ter um baile de formatura de pedagogia inesquecível, vale dar lembrancinhas para os convidados. Não precisa ser nada muito caro, como chinelos personalizados. Cupcakes ou docinhos com um símbolo da turma ficam acessíveis e agradam todo mundo.

10. Conte com assessoria especializada

Organizar um evento de formatura dá bastante trabalho, pois envolve muita decisões. Quando o curso chega na reta final, fica ainda mais complicado, pois há as provas e o Trabalho de Conclusão de Curso, que deixa todos desesperados. Por isso, vale a pena contar com uma assessoria especializada. Uma empresa de eventos fará todo o trabalho “pesado”, enquanto a comissão de formatura pode se dedicar aos estudos e, ainda, acompanhar todas as decisões de perto.

Quando o assunto é assessoria especializada, a GWL se destaca, pois busca evoluir e entregar festas inesquecíveis para quem dedicou anos de sua vida para a realização de um sonho. Então, você pode contar conosco para realizar sua festa de formatura de pedagogia que cuidaremos de todo o planejamento até a execução final.

Gostou do post e quer conhecer melhor nossos serviços? Então, entre em contato conosco agora mesmo e converse com nossa equipe de atendimento!

Escreva um comentário

Share This