Sabemos que quando o acadêmico está a caminho para a reta final do seu curso de graduação ele se depara com a realização de diversos eventos, cuja finalidade é única para todos: comemorar esse momento. Contudo, apesar desse ponto em comum, existem algumas diferenças importantes entre formatura e colação de grau. Você sabe quais são elas?

Enquanto um é obrigatório e requer certa formalidade, o outro é opcional e pode ser realizado de diferentes formas. Daí a importância de conhecer melhor as diferenças entre formatura e colação de grau. Foi pensando nisso, que preparamos este artigo com as principais informações sobre o assunto. Confira!

O que é formatura?

Formatura é um termo utilizado para caracterizar todos os eventos que são feitos na etapa final de um curso de graduação. Além de não ser necessariamente obrigatório, tem como vantagem permitir que a cerimônia seja organizada de maneira formal ou informal. Nesse caso, eventos como:

  • festa do churrasco;
  • festa da espuma;
  • festa fantasia;
  • pré baile;
  • baile de gala;
  • culto ecumênico.

São alguns dos exemplos de eventos que fazem parte do período de formatura. Note que a formalidade da festa é definida de acordo com as particularidades do evento. Ou seja, a comissão de formatura tem a autonomia de realizar um evento totalmente original que tenha a “cara” da turma, a fim de proporcionar uma experiência única para os formandos.

O que é colação de grau?

Já a colação de grau é um evento que também representa a conclusão do curso de graduação. Afinal, sua principal função é entregar o tão esperado diploma e reconhecer o grau acadêmico do formando. Isso significa que, a partir desse momento, ele passa a ser tratado pelo seu título que pode ser de bacharel ou licenciado.

Por isso, diferentemente da formatura, esse evento é mais formal e é visto como uma cerimônia obrigatória para todas as universidades. No entanto, cada instituição apresenta um padrão específico para a realização desse evento. Prova disso é que enquanto para algumas a beca é considerada uma peça obrigatória, para outras não é feita essa exigência.

Contudo, de forma geral, a colação de grau apresenta algumas etapas importantes como o juramento, a entrega do diploma, o discurso do orador e do paraninfo, e a entrega das placas para os homenageados. Além disso, a participação do formando nesse evento significa que ele cumpriu com todos os seus compromissos ao longo da sua vida acadêmica. Nesse caso, é possível citar como exemplo:

  • a aprovação em todas as disciplinas;
  • o cumprimento das horas exigidas pelo curso;
  • apresentação do trabalho de conclusão de curso, o TCC.

Portanto, saber quais são as diferenças entre formatura e colação de grau é essencial para o acadêmico que está prestes a concluir sua graduação, já que dispor dessa informação vai ajudá-lo a se preparar melhor para cada festa que será realizada, além de garantir que você saiba como organizar um evento de acordo com as suas particularidades.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre formaturas? Então, aproveite para ler nosso conteúdo sobre viagem e formatura: qual deles é melhor?

Escreva um comentário

Share This