A pandemia do coronavírus obrigou todo mundo a mudar de planos em 2020. Uma das áreas afetadas foi a acadêmica, que teve que buscar outros meios para ministrar as aulas. Além disso, as turmas que se formavam também tiveram que alterar o planejamento, adotando a formatura online.

Mesmo com as vacinas, ainda levará um bom tempo até que tudo esteja estabilizado. Nesse sentido, a suspensão de eventos e solenidades de formatura ainda pode perdurar, mas isso não significa que não deve haver comemoração. A tecnologia é uma ferramenta fundamental nesse período e, por isso, ela também é usada para fazer a formatura online.

Mesmo que as solenidades tradicionais não sejam possíveis, ainda dá para fazer a colação de grau e a festa de formatura.

Veja como neste post!

É possível fazer festa?

Infelizmente, as tradicionais festas de formatura com jantar, banda, pista de dança e bar não são opções seguras nesse momento. Além disso, as cidades estabeleceram decretos de distanciamento social, não permitindo esse tipo de evento e aglomerações. Portanto, as comemorações tiveram que ser inovadas também.

Mesmo que não seja possível estar fisicamente perto das pessoas importantes, outras possibilidades estão disponíveis. A necessidade de festejar esse dia tão marcante fez com que os formandos usassem a criatividade para celebrar a formatura, que pode ser feita de forma individual pela internet.

Para isso, é interessante seguir o cronograma da universidade, marcando a festa no mesmo dia da formatura online, por exemplo. Assim, os formandos conseguem aproveitar a animação (e a beca!) para fazer tudo de uma só vez.

Qual o tamanho da festa para uma formatura online?

Talvez, essa seja uma das maiores preocupações dos formandos. Se você começou a pagar a festa de formatura desde cedo, como ficará a situação se não é possível fazer grandes eventos? Devido ao distanciamento social, os bailes realmente devem ser cancelados, mas ainda é possível fazer uma comemoração online — afinal, esse momento não pode passar em branco.

Desde os ritos que são obrigatórios, como o juramento e a outorga, até a própria festa podem ser feitos à distância. Portanto, essa decisão deve ser tomada pela comissão de formatura em conjunto com os colegas, uma vez que todos precisam entender o contexto e concordar com a ação.

Os protocolos dependem da organização da festa, pois é necessário considerar a quantidade de convidados. Outro fator é a plataforma usada para colocar as pessoas em contato, já que é preciso ter um limite de para que não ocorram problemas de comunicação.

Como fazer uma decoração simbólica?

A decoração é um dos aspectos mais importantes nas festas de formatura e não é à toa que existem empresas especializadas nisso. São os elementos decorativos que dão um toque especial e fazem o baile de formatura ser o que ele é. Desde a iluminação até os objetos de decoração fazem a diferença em como ficará a ornamentação, mesmo que seja em casa.

Se durante as conversas sobre o tipo de festa se definiu um tema, ainda é possível manter o clima e cada pessoa pode fazer sua decoração. Por isso, pense em como você gostaria que fosse a festa, escolhendo adornos que combinem com a temática e invista nisso.

Provavelmente, fazer uma formatura online jamais passou pela sua cabeça, mas no momento, essa é a alternativa mais segura tanto para você quanto para seus colegas, professores e familiares. Portanto, promover uma festa à distância é a melhor opção para não deixar esse dia tão importante passar em branco. Veja algumas ideias de como fazer isso:

  • assim como em aniversários e outras comemorações, crie um cantinho com comes e bebes para você e seus familiares;
  • aposte na decoração temática do seu curso, usando cores e objetos que o caracterizam. Por exemplo, para o curso de engenharia, ornamentar com fita métrica, capacete e outros elementos simbólicos ajuda a criar o clima da festa;
  • para uma decoração mais básica, invista em balões, acessórios e até mesmo livros e outros objetos que sejam simbólicos para o curso. Assim, você consegue fazer uma contextualização e deixa esse momento mais criativo.

Como entrar em contato com professores e colegas?

Alguns centros de ensino ainda fazem as formaturas presenciais, porém, com pequenas quantidades de alunos de cada vez e respeitando todos os protocolos de segurança. Dessa forma, ao menos, uma parte da formatura ainda segue “normal”, com paraninfos e outros detalhes.

Além disso, as plataformas de videoconferência são as mais usadas e se tornaram ainda mais populares durante a quarentena. Entre as mais conhecidas está o Zoom Meetings, no qual podem se reunir até 100 pessoas (mas com tempo máximo de 40 minutos).

Também há o Hangouts, do Google, que comporta até 10 pessoas por videochamada. O Skype é uma das ferramentas mais antigas para fazer videoconferências. A plataforma é gratuita e possibilita a reunião de até 50 pessoas.

Por fim, você também pode fazer a comemoração online por meio do Join.me, que pode usado direto pelo navegador. Para isso, basta fazer o cadastro, criar uma sala de reuniões e compartilhar o link com os convidados. A partir disso, cada pessoa que entrar deve informar o seu nome e esperar enquanto você aceita a solicitação de entrada.

Portanto, são muitas possibilidades para fazer o encontro de formatura e uma festa simbólica com familiares, amigos, colegas de curso e professores. Tudo isso sem colocar ninguém em risco.

De que maneira registrar esses momentos?

Os registros da formatura são únicos e devem ficar marcados para sempre. Diante disso, uma das alternativas é usar programas específicos para gravar a tela do computador. Ferramentas gratuitas como Loom, EZVid e Apowersoft são algumas opções para fazer isso. Tirar fotos também é uma maneira de mostrar como a sua formatura foi diferente, registrando os “bastidores” e os momentos engraçados e divertidos.

A GWL Formaturas se adaptou durante a pandemia e pode ajudar a manter a sua formatura online do jeito que você sonhou. Por isso, contar com essa parceria contribuirá para que a sua comemoração seja ainda mais especial.

Entre em contato com a gente e saiba mais sobre como funciona esse tipo de formatura!

Escreva um comentário

Share This