Os preparativos para a formatura são marcados por uma mistura de sentimentos. Afinal, trata-se de um momento no qual o discente se despede da vida acadêmica e se prepara para a profissional. Diante disso, fica clara a importância que esse evento tem para o acadêmico, logo, é natural que haja uma espera para que tudo saia conforme o planejado. 

Aliás, quando falamos em planejamento, a escolha das frases para o discurso de formatura é algo que deve ser feito com antecedência. Afinal, é nesse momento que o acadêmico tem a chance de expressar os seus sentimentos e agradecer a todas as pessoas que fizeram parte dessa jornada. Então, é muito importante que o discurso seja coeso, marcante e original. 

Sabendo da importância que um bom discurso tem para o sucesso de uma formatura, preparamos este artigo com dicas de frases que você deve (ou não) evitar.

Acompanhe a leitura!

O que deve ser evitado no discurso de formatura?

É fato que a internet facilita muitas coisas na nossa vida, porém, devemos concordar que a facilidade em excesso pode não ser a melhor opção em determinadas situações, como é o caso, por exemplo, da disponibilização de discursos prontos para formatura. Além de fugir totalmente da originalidade, grande parte desses textos têm frases de impacto, que já são conhecidas e, por isso, se tornam maçantes e cansativos.

Por esse motivo, aconselhamos que você não use esses textos como base para o seu discurso. Além disso, fuja de frases clichês, que não dizem muita coisa e que dão a impressão de uma oração pomposa. Mesmo que você não domine a arte da escrita, tenha em mente que o discurso da formatura deve conter a sua identidade e transmitir as conquistas e os desafios que fizeram parte da sua jornada. 

Como fazer um bom discurso?

O primeiro passo para desenvolver um bom discurso é separar um tempo para pensar no que será escrito. Feito isso, o próximo passo consiste em escolher um tema e montar a estrutura do texto. Para definir a temática, é importante considerar fatores que fizeram parte desse processo, como o amadurecimento, os desafios e as conquistas obtidas até o momento e pensar no que tudo isso trouxe de aprendizado.

Quanto à estrutura, não existe segredo, pois você pode se basear nos três atos textuais:

  • abertura: é o momento que você agradece todas as pessoas presentes no evento e introduz a ideia central do discurso;
  • desenvolvimento: aqui, você pode compartilhar experiências pessoais que tenham relação com o tema escolhido e citar as pessoas que foram importantes nessa jornada; 
  • conclusão: termine com uma reflexão sobre o futuro e faça um último agradecimento.

Vale ressaltar que um bom discurso, muitas vezes, é caracterizado pela criatividade e o carisma do orador. Por isso, não se prenda à formalidade ou use palavras rebuscadas, pois o mais importante é transmitir a sua personalidade no que é dito. 

Portanto, montar um bom discurso pode ser mais fácil do que você imagina, desde que se esteja ciente do que será dito. Sendo assim, reforçamos que, no momento de pensar nas frases para o discurso de formatura, evite orações prontas e clichês para não cansar o público. Seja original e procure expressar tudo com o máximo de naturalidade.

Gostou do artigo e quer saber de mais dicas? Então, confira nossas 10 dicas de como fazer um discurso de formatura inesquecível.

Escreva um comentário

Share This