colação de grau é considerada uma das mais emocionantes etapas da formatura. Afinal, é nesse momento que os formandos são consagrados como profissionais, agradecendo aos seus familiares, amigos e professores. No evento, um aluno é escolhido para fazer um imponente discurso, realizando uma homenagem de formatura, que precisa ser inesquecível.

O discurso é muito importante e concentra a atenção de todos os envolvidos. Por essa razão, é preciso construir um texto coerente, marcante e que seja capaz de reproduzir os sentimentos de todos os colegas da turma.

Caso tenha alguma dúvida sobre como fazer uma bonita homenagem, continue a leitura e entenda!

1. Atente-se na escolha dos homenageados

Essa não é uma tarefa nada fácil, pois envolve opiniões contrárias com relação a quem serão as pessoas que receberão as bonitas palavras durante a celebração. Por essa razão, é necessário ter muita cautela.

Para isso, o mais importante é salientar que a comissão de formatura deve ser a mediadora entre os alunos. O grupo deve dar espaço para que o restante dos associados também tenha voz nessas decisões. No entanto, é importante lembrar de que é dever da comissão organizar os homenageados, além dos outros itens, como o orador.

O mais indicado é que se faça um debate e uma troca de ideias satisfatórias com as partes interessadas, organizando assembleias e realizando votações transparentes. Assim, evita-se a chance de fraudes.

Possibilidades

A figura do homenageado pode não ser necessariamente um professor. A turma pode ir além e escolher, por exemplo, um funcionário da instituição que seja fundamental para a realização das aulas e seja realmente apaixonado por sua profissão. Sabe aquela figura de exemplo que nos inspira no dia a dia?

Pois bem, basta pensar por alguns minutos que a turma, certamente, vai conseguir listar mais de um nome com essa função. Vale lembrar de que é interessante citar no discurso várias funções que fujam do comum e sejam abrangentes em diferentes estâncias do ambiente estudantil.

Entre os principais estão o reitor da instituição, diretores, coordenadores e professores. Entretanto, mencione também os trabalhos que merecem gratidão e nem sempre são lembrados. Veja, a seguir, algumas sugestões:

  • funcionários responsáveis pela limpeza das salas de aula;
  • colaboradores que gerenciam as bibliotecas do curso;
  • seguranças e porteiros que tomam conta da universidade enquanto os alunos estão em aula;
  • equipe responsável pela montagem dos equipamentos eletrônicos durante as apresentações de trabalho;
  • funcionários que cuidam da alimentação dos alunos no refeitório comum.

2. Faça um discurso caprichado para a homenagem de formatura

Antes de começar a escrever o discurso, lembre-se de como foram os seus dias na faculdade e qual o envolvimento dos homenageados naquele contexto. Pense no que mudou em seus colegas e em você, e como aquelas pessoas contribuíram para tais mudanças. Faça um balanço geral dessa experiência. Dessa forma, o discurso consegue mexer com todos os envolvidos.

Logo em seguida, escolha um tema para focar. É extremamente importante que o discurso da homenagem de formatura tenha sentido de maneira geral. Logo, no fim de sua fala, é necessário deixar alguma reflexão ao público. Você pode optar por focar nos desafios superados ou nas transformações e responsabilidades que virão. Pense exatamente no tema que mais retrata a experiência vivida para que o texto fique coeso e coerente.

3. Esteja preparado para o grande dia

Com o texto da homenagem de formatura pronto, é preciso que você coloque a versão final em uma folha de papel, a fim de facilitar a leitura para o grande dia. Além disso, ensaie todos os dias, como se estivesse no palco. Essa é a única maneira de confirmar a fluidez da leitura e identificar se ela faz sentido e não prejudicará a fala.

Para facilitar essa questão, grave o discurso e escute o resultado de sua leitura da homenagem de formatura. Assim, é possível entender em quais trechos é preciso dar mais intensidade, se a fala está rápida ou lenta demais, ou se é necessário fazer mudanças no texto para facilitar o entendimento.

4. Escolha em conjunto os responsáveis pela homenagem

Para que a homenagem tenha o impacto emocional desejado é fundamental que a turma escolha as pessoas certas para realizá-la. Isso não quer dizer, exatamente, que essa função deve ser do orador da turma. Na maioria das vezes, pode ser definido um grupo de alunos que tenham boa desenvoltura para reproduzir o que toda a turma deseja expressar com o tom adequado.

Sendo assim, levante essa proposta com bastante antecedência com a comissão de formatura, para que seja possível avaliar os indicados e se cada um deles tem interesse em participar. Além disso, ao ter bastante tempo para a preparação, fica mais simples acertar na escolha de quem recebe essa homenagem tão especial.

A preparação desse discurso também é um fator que deve ser considerado. Então, em média, a decisão final acontece seis meses antes da data da festa. Nesse caso, uma boa sugestão é incluir, além do discurso, algo simbólico ao homenageado, como uma placa nominal, taça com mensagem, agenda de mesa ou caneta com inscrição.

5. Entenda as funções do patrono e paraninfo

Os dois são figuras homenageadas nas colações de grau. Muitas pessoas pensam erradamente que se tratam de funções iguais em todo o cerimonial. Contudo, na prática, existem algumas diferenças que devem ser evidenciadas. O patrono se trata de uma referência profissional para todos os alunos e que ocupa um espaço muito carinhoso no cerimonial.

Além de ser essa inspiração na carreira, ele ainda é responsável por fazer um discurso que encoraje a turma na hora de vencer os desafios existentes, tanto no crescimento profissional quanto no pessoal.

Já o paraninfo é o professor escolhido para padrinho ou madrinha dos formandos. Assim, seu principal objetivo deve ser aconselhar cada um dos alunos para que encontrem as áreas que apresentam mais facilidades e cumpram seu papel diante do mercado e da sociedade de maneira geral.

Ao ler este conteúdo, você pôde ficar por dentro dicas essenciais para preparar uma homenagem de formatura impecável. Basta seguir essas indicações para se emocionar e fazer com que todos da sua turma, além de amigos, familiares e demais homenageados, consigam absorver o sentimento transmitido pelas palavras.

Gostou deste conteúdo? Caso queira ficar por dentro de todas as dicas necessárias para que os eventos de formaturas fiquem impecáveis, este checklist pode ajudar. Boa leitura!

Escreva um comentário

Share This