colação de grau é considerada uma das mais emocionantes etapas da formatura. Afinal, é nesse momento que os formandos são consagrados como profissionais, agradecendo aos seus familiares, amigos e professores. No evento, um aluno é escolhido para fazer um imponente discurso, realizando uma homenagem de formatura, que precisa ser inesquecível.

O discurso é muito importante e concentra a atenção de todos os envolvidos. Por essa razão, é preciso construir um texto coerente, marcante e que seja capaz de reproduzir os sentimentos de todos os colegas da turma.

Caso tenha alguma dúvida sobre como fazer uma bonita homenagem, continue a leitura e entenda!

1. Atente-se à escolha dos homenageados

A escolha dos homenageados não é uma tarefa nada fácil, pois envolve opiniões contrárias em relação a quem serão as pessoas que receberão as bonitas palavras durante a celebração. Por essa razão, é necessário ter muita cautela.

Para isso, o mais importante é salientar que a comissão de formatura deve ser a mediadora entre os alunos. O grupo deve dar espaço para que o restante dos associados também tenha voz nessas decisões. No entanto, é importante lembrar de ser dever da comissão organizar os homenageados, além dos outros itens, como o orador.

O mais indicado é que se faça um debate e uma troca de ideias satisfatórias com as partes interessadas, organizando assembleias e realizando votações transparentes. Assim, evita-se a possibilidade de fraudes.

2. Faça um discurso caprichado para a homenagem de formatura

Antes de começar a escrever o discurso, lembre-se de como foram os seus dias na faculdade e qual o envolvimento dos homenageados naquele contexto. Pense no que mudou em seus colegas e em você e em como aquelas pessoas contribuíram para tais mudanças. Faça um balanço geral dessa experiência. Dessa forma, o discurso consegue mexer com todos os envolvidos.

Logo em seguida, escolha um tema para focar. É extremamente importante que o discurso da homenagem de formatura tenha sentido de maneira geral. Logo, no fim de sua fala, é necessário deixar alguma reflexão ao público. Você pode optar por focar nos desafios superados ou nas transformações e responsabilidades que virão. Pense exatamente no tema que mais retrata a experiência vivida para que o texto fique coeso e coerente.

3. Esteja preparado para o grande dia

Com o texto da homenagem de formatura pronto, é preciso que você coloque a versão final em uma folha de papel, a fim de facilitar a leitura para o grande dia. Além disso, ensaie todos os dias, como se estivesse no palco. Essa é a única maneira de confirmar a fluidez da leitura e identificar se ela faz sentido e não prejudicará a fala.

Para facilitar essa questão, grave o discurso e escute o resultado de sua leitura da homenagem de formatura. Assim, é possível entender em quais trechos é preciso dar mais intensidade, se a fala está rápida ou lenta demais ou se é necessário fazer mudanças no texto para facilitar o entendimento.

4. Escolha bem as palavras

Poucos discursos são tão importantes como o de homenagem na formatura. Apesar de representar o fim de um ciclo, se torna indispensável pontuar tudo o que foi aprendido durante os estudos e a empolgação da nova jornada que está por vir. Então, escolher palavras que emocionem na medida certa faz toda a diferença.

Vale lembrar de que existem muitas referências de discursos de formatura na internet. Inclusive, do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para uma turma de 2000, que se tornou exemplo de como ter uma perspectiva vencedora em relação aos desafios e fazer com que todos fiquem com lágrimas nos olhos. A dica, aqui, é que você pode até buscar algo como inspiração durante as pesquisas.

Contudo, no momento de escrever, coloque toques pessoais e pontos que somente sua turma, os professores e os familiares entenderão. O grande segredo é humanizar de forma poética o que deve ser dito, sem exageros. Escolha palavras que sejam usadas no vocabulário diário, mas sem gírias ou termos muito complicados.

5. Seja carismático

Quando chegar o momento de ler o discurso, fazer isso com uma voz robótica e sem emoção coloca tudo a perder. Em contrapartida, emoção demais a ponto de não conseguir falar de tanto chorar também distrai a atenção das pessoas e atrapalha o clima adequado. O melhor caminho, em uma situação como essa, é se preparar para fazer uma leitura bastante carismática do discurso.

Busque conectar os sentimentos com a tarefa, mas se mantenha calmo. Trazer um toque de bom humor e descontração também faz bastante diferença. Se possível, conte uma história inspiradora antes de começar o discurso. Isso permite que seus expectadores fiquem conectados com a leitura e desperta aquela vontade de compartilhar a gratidão aos homenageados.

6. Evite frases prontas

Por mais que existam clichês que se encaixem tão bem com a formatura, exagerar nesse tipo de frase torna a homenagem impessoal e não traz a devida importância ao orador. Outro ponto que deve ser considerado é que, normalmente, quem é escolhido para ler o discurso é uma pessoa querida e que desperta confiança na turma. Dessa maneira, se mostra fundamental ressaltar essa imagem de maneira criativa.

As frases prontas, dentro desse contexto, acabam por frustrar as expectativas. Afinal de contas, são anos de convivência e todos já conhecem a personalidade do orador. Então, se mantenha fiel ao seu estilo, demonstre gratidão aos homenageados e adicione pitadas de improviso que fazem muita diferença no resultado.

Certamente, os colegas de turma, os professores e os familiares vão reconhecer muito de sua personalidade com a ousadia de improvisar e escolher frases que falem do coração e da jornada da graduação sem recorrer aos clichês.

Ao ler este conteúdo, você pôde ficar por dentro de 6 dicas essenciais para preparar uma homenagem de formatura impecável. Basta seguir essas indicações para se emocionar e fazer com que todos da sua turma, além de amigos, familiares e demais homenageados, consigam absorver o sentimento transmitido pelas palavras.

Gostou deste conteúdo? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de conteúdos exclusivos sobre o assunto.

Escreva um comentário

Share This