Registrar os principais momentos da formatura é uma tradição antiga: seja para o convite, para a festa ou para a colação de grau, as fotografias são itens indispensáveis. Ter uma lembrança desse momento tão importante é de interesse não só dos estudantes, como também dos familiares e amigos.

Acontece que, hoje em dia, com a facilidade tecnológica e a possibilidade de realizar centenas de cliques em minutos, surgiram inúmeras ideias para fotos de formatura que podem trazer um diferencial incrível para as recordações. Pois, além de bonitas, as fotos podem ser ainda mais criativas ou mesmo divertidas. 

Pensando nisso, explicaremos a importância desses registros e trouxemos várias ideias criativas para fotos de formatura. Assim, você e seus amigos poderão ter em mãos as melhores e mais bonitas memórias. Acompanhe!

Qual a importância das fotos de formatura?

Toda transição tem o seu saudosismo. No início da faculdade, por exemplo, muitos estudantes universitários costumam voltar ao computador, ao drive ou a um antigo cartão de memória para rever algumas fotos da escola, dos amigos ou do famoso “terceirão”.

É comum que, em fases de mudanças, nossas memórias sejam motivo de saudades, alegrias e satisfações. As fotos proporcionam esses bons sentimentos, pois são a materialização de momentos que foram únicos e importantíssimos para a formação profissional e pessoal.

Isso acontece, pois a fotografia que se transforma, cada vez mais, em algo acessível e mais presente, é a nossa maneira de construir e reforçar os vínculos com nosso passado e nossa história. Ela é uma maneira de olharmos para o pretérito, ver o que éramos e comparar com o que somos. Assim, valorizamos nossa trajetória e temos orgulho de nossa história de crescimento.

Durante a formatura, a foto se faz essencial por dois motivos: primeiro, o momento de descontração e encontro com os seus amigos e, por segundo, o registro que ficará para a sua história particular.

Haverá uma etapa de sua vida na qual você olhará para trás e buscará nas memórias fotográficas o orgulho de todo amadurecimento e crescimento profissional que você adquiriu com o passar dos anos. Então? Quer tornar esses registros incríveis? Acompanhe as nossas dicas!

1. Escolha um local adequado

Não é preciso muito conhecimento em fotografia para entender que a luz influencia na qualidade e na característica da imagem, por isso, o cenário pode influenciar bastante. Naturalmente, essa é uma preocupação do fotógrafo, mas pode ser também uma característica observada pelo estudante durante a produção.

Se você preferir uma luz mais natural, o ideal é realizar o ensaio em um local aberto, durante o dia. A paisagem pode ser tanto bucólica quanto urbana, o importante é que combine com o seu curso e com a sua personalidade. Fotos noturnas também são interessantes, especialmente se feitas em um local marcante.

Agora, se você gosta mais da iluminação artificial, busque pela realização das fotos em um estúdio. Cabe lembrar de que, tanto para os dois cenários (internos ou externos), existem equipamentos específicos, como: drones, tripés e softbox.

2. Confirme os dias e os horários

Sabemos que as fotos podem ser feitas individualmente ou em grupo, por isso, é importante que as datas e os horários estejam bem estabelecidos. Essa comunicação evita transtorno tanto para os modelos quanto para os fotógrafos.

Para garantir que todas as pessoas que vão participar tenham conhecimento de onde, quando e como as fotos serão feitas, os responsáveis pela organização podem enviar um e-mail, criar um evento nas redes sociais ou mesmo um grupo no Whatsapp. O importante é que a informação chegue aos interessados.

3. Identifique o traje correto

A roupa pode fazer toda a diferença, por isso, é um item que merece atenção. Nas fotos em grupo, o ideal é que seja estabelecido um padrão, tanto de cor quanto de formato. Neste contexto, a turma pode fazer uma camisa com o nome do curso, como uma espécie de uniforme. Cabe lembrar ainda da Beca, que é um traje clássico e uma opção muito utilizada.

Uma das ideias para as fotos de formatura é a utilização de roupas ou objetos/acessórios especiais. Você pode escolher um item que simbolize sua área de estudo ou que reflita a sua personalidade.

Para complementar essa sugestão, cabe citar outra ideia: a realização de parcerias. Pense na possibilidade de conseguir alguns descontos para a turma, como de maquiagem ou de camisas personalizadas, por exemplo.

4. Pense na pose ideal

Que tal tirar uma foto abraçando um amigo? Ou, como citamos, utilizando um acessório especial? A pose pode dizer muito sobre você e sobre o seu curso, por isso, é importante pensar se o contexto permite uma postura mais brincalhona ou mais séria. Uma ideia interessante são as fotos espontâneas que, muitas vezes, saem incríveis.

O importante é que você e seus amigos se sintam à vontade para realizar as fotografias e tornem esse momento o mais divertido possível. Leve o sorriso, as brincadeiras e o bom humor para o ensaio. Faça com que o fotógrafo registre a identidade de vocês.

5. Pesquise por inspirações

Antes de tomar algumas decisões na vida, fazemos pesquisas, pensamos e buscamos informações. O mesmo deve ser feito em relação às fotos de formatura. Nesse momento, queremos criar algo diferente e inovador, mas para isso, é preciso analisar o que já foi feito e ver o que podemos incrementar e atualizar.

Então, se você ainda tem alguma dúvida sobre lugares, poses ou luz, pesquise por fotos que podem inspirá-lo a criar possibilidades. Na internet, você terá um arsenal disponível de sugestões e ideias. Veja quais são as tendências da fotografia atual, quais são os lugares da cidade que contam histórias ligadas à sua formação e quais cenários são mais adequados ao seu curso.

6. Tire foto com a beca

A beca é um símbolo para os formandos, por isso, é fundamental que ela esteja presente. Ela representa profissionalismo e comprometimento. No entanto, se você não quer ter apenas as fotos tradicionais com essa vestimenta, é possível inovar. 

Por exemplo, se você e seus amigos são fãs de Friends, How I met your mother, The office ou Brooklyn 99, entre outros seriados, vocês podem facilmente recriar o ambiente de algum episódio e combiná-lo com o uso da beca. Assim, suas fotografias serão inovadoras, contarão histórias e serão muito criativas. É importante lembrar de que a beca não precisa estar presente em todas as fotos, mas é muito representativo tê-la em seus registros.

Não há dúvidas de que esse momento deve ser prazeroso e marcante. Ao longo da produção das fotografias, é possível, ainda, que surjam muitas outras ideias criativas para as fotos de formatura. O importante, é que tudo seja feito com qualidade, ao seu gosto e ao gosto da turma.

Curtiu o nosso post e quer arrasar nas fotos de formatura? Então continue a leitura e veja aqui dez acessórios para a festa de formatura!

Escreva um comentário

Share This