No dia da celebração da formatura é encerrado um ciclo de crescimento intelectual que fará parte da vida dos estudantes. Sejam eles cursos técnicos, ensino básico ou superior, todos representam o esforço do aluno, que será recompensado com o surgimento de novas oportunidades. No entanto, em termos da parte prática desse evento, a tarefa de organizar a formatura pode se tornar um grande desafio para os idealizadores devido ao surgimento de problemas como a inadimplência.

Nesse sentido, para que nada fuja do controle, a comissão de formatura possui um papel fundamental. Ela é responsável por assumir toda demanda de planejamento e execução do projeto, além de garantir que os formandos tenham uma experiência única e memorável. Por todos esses quesitos, podemos afirmar que é uma operação que exige muito empenho dos profissionais e principalmente investimento financeiro para arcar com a estruturação da festa.

Nesse momento, a inadimplência se torna um grande problema para a comissão de formatura, visto que pode comprometer a segurança econômica da equipe. Por isso, veja neste artigo 4 dicas de como evitar esse impasse!

1. Apresente aos colegas todos os custos e despesas relativas à festa

A princípio, a primeira dica válida para evitar o aumento de inadimplência nas organizações de formatura é demonstrar aos colegas todos os custos e despesas relacionados ao evento. Esse procedimento é aconselhado, pois, ao conhecer de perto o tamanho dos investimentos para idealizar o evento, é possível estimular a participação de todo o grupo em prol de custear as despesas.

2. Conscientize os colegas sobre o impacto da inadimplência

Além de repassar aos colegas os gastos que estão sendo feitos é fundamental conscientizá-los sobre os impactos que podem ser gerados quando há inadimplência. Muitas vezes, o indivíduo deixa de pagar não porque se encontra sem condições de colaborar, mas não está por dentro dos problemas que isso pode causar para a comissão de formatura, como é o caso do endividamento dos gestores do evento.

3. Entenda o motivo da inadimplência

Sua equipe também deve se esforçar para compreender a fundo os motivos que geram a inadimplência, além de como podem ser contornados. Procure fazer uma pesquisa sobre formaturas anteriores e veja as características comuns que provocaram um número elevado de inadimplentes em uma formatura. Possíveis casos são grupos que não dispõem de condições econômicas para arcar com os custos ou negligenciam as despesas da festa entre outros imprevistos que resultam na inadimplência.

4. Defina alguma penalização para os alunos inadimplentes

Por fim, também é uma estratégia de grande resultado definir alguma multa ou punição para os alunos inadimplentes. Em muitos casos, a falta de uma intervenção nessa prática faz com que o indivíduo se sinta à vontade para se tornar ausente na contribuição financeira para o evento. Por outro lado, ao saber que será penalizado se não cooperar com suas obrigações, as chances do aluno praticar a inadimplência são menores.

Essas foram as principais dicas de como lidar com a inadimplência na comissão de formatura. Percebe-se que, ao planejar algumas estratégias específicas de organização e planejamento financeiro, é possível reduzir consideravelmente esse problema nas festas de formatura.

Gostou do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam ficar por dentro desse tema!

Escreva um comentário

Share This