Fazer networking nada mais é do que construir uma rede de contatos profissionais para trocar experiências, conhecimentos, informações e interesses em comum. Independentemente da profissão, as chances de conseguir melhores oportunidades de trabalho são maiores para quem investe em um bom networking. Portanto, o ideal é começar a fazer networking na faculdade.

No conteúdo de hoje, você verá como fazer isso da maneira mais eficiente e entenderá a importância de investir nessa prática o quanto antes. Continue acompanhando e confira a seguir!

Seja ativo na faculdade

Ser percebido pelos colegas e professores é uma ótima forma de começar a construir um bom networking. Para isso, participe ativamente das aulas, debates, eventos acadêmicos e atividades extracurriculares. Vale também marcar presença em reuniões de outros cursos. Assim, você poderá trocar conhecimentos e ideias com mais pessoas e ainda ampliar a sua rede de contatos.

Conheça um número maior de pessoas

Por falar em ampliar os contatos, podemos destacar a ação de sair da zona de conforto e conhecer mais pessoas de áreas distintas da sua. Não limite a interação somente aos colegas de classe. Conhecer outros pontos de vista é bastante enriquecedor e poderá render grandes oportunidades futuramente.

Participe de eventos, feiras e workshops

Comparecer aos eventos da sua área de atuação também faz parte da construção do networking na faculdade. Preste atenção nas palestras, workshops, congressos e cursos extras que ocorrem na sua cidade, fora da universidade. Esses ambientes são excelentes para conhecer mais colegas de profissão, sejam estudantes ou profissionais ativos no mercado de trabalho.

Converse com os professores

Como dissemos acima, participar ativamente das aulas chama a atenção não só dos colegas, mas também dos professores. Afinal, eles são os primeiros mentores da sua carreira. Por isso, busque criar uma boa relação com eles. Uma maneira de fazer isso é iniciar conversas depois do horário das aulas. Esses momentos podem render ideias de trabalho, sanar dúvidas ou despertar o seu interesse para algo em que você ainda não havia pensado.

Faça um estágio

Existem cursos com estágio obrigatório e outros sem. Mesmo que o seu curso não tenha essa exigência, fazer um estágio é extremamente importante para a sua carreira além de ser uma forma de ganhar dinheiro na faculdade. Durante o estágio, você aprenderá na prática as atividades da sua profissão, além de criar contato com mais profissionais do ramo. O mais comum é concorrer às vagas enviando candidaturas, mas, se você tem um bom relacionamento com os professores, há boas chances de ser indicado para uma.

Quanto mais cedo você começar a fazer o networking na faculdade, mais rápido ampliará a sua rede de contatos. Essa prática é fundamental para potencializar oportunidades de emprego e negócios e, por consequência, obter sucesso na carreira. Aquela vaga na empresa dos sonhos ou o tão desejado curso no exterior podem ser conseguidos por meio de uma indicação, algo que só é possível com um bom networking.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre aos seus colegas a importância de construir um bom networking durante a faculdade!

Escreva um comentário

Share This