Você sabe qual o papel do orador e juramentista na formatura? Sabemos que a colação de grau é um evento muito importante na vida universitária do estudante. Ela marca uma grande conquista e oficializa a passagem da vida acadêmica para a profissional daqueles que escolheram uma carreira para atuar.

Dentre os momentos da cerimônia, destacam-se o discurso e o juramento, que são pronunciados pelo orador e pelo juramentista, respectivamente. Apesar de serem tarefas distintas, a verdade é que muitas pessoas ainda ficam confusas na hora de saber o que cada um faz na colação de grau.

Por essa razão, preparamos este post com as diferenças entre orador e juramentista. Assim, você não vai mais se confundir e pode ajudar sua turma a fazer a melhor escolha. Confira!

Importância do orador e do juramentista na formatura

Como já foi dito, em toda formatura que você for  — em especial na colação de grau  — vai se deparar com a figura do orador, que é um aluno escolhido para fazer o discurso que representa seu curso na solenidade. Ele marca a abertura de um evento recheado de emoções para estudantes, parentes e amigos.

O pronunciamento do juramento do curso também é um momento bastante marcante e, claro, fundamental na colação de grau. É nessa hora que cada formando se propõe a exercer sua nova profissão com ética, dedicação e competência.

Diferença entre o orador e juramentista

Na hora de escolher orador e juramentista, é imprescindível saber a diferença entre essas funções para definir os estudantes com perfil certo para cada tarefa.

O objetivo do orador na formatura é proferir o discurso de abertura, que deve ser feito em um curto espaço de tempo e conter as experiências, desafios, vitórias e lutas pelas quais a turma passou desde o início do curso até aquele dia.

Para ser um bom orador, não basta apenas falar bem e ter desenvoltura diante de um grande público. É imprescindível também que ele tenha boa escrita e seja capaz de captar, com sensibilidade, as emoções de toda a turma.

O discurso deve ser apresentado antecipadamente à turma para que o mesmo seja aprovado, afinal, ele falará em nome de todos. Vale destacar que não pode ultrapassar dez minutos e deve ser finalizado com o requerimento de colação de grau.

Por outro lado, o juramentista é o aluno escolhido pela turma para fazer o juramento durante a colação de grau. A seleção do estudante responsável por essa tarefa deve ser feita sob orientação da comissão de formatura. É importante que o escolhido saiba fazer a leitura com seriedade e tenha tom firme e pausado para que o texto seja lido como a cerimônia exige.

Como fazer um discurso emocionante

Para que o discurso seja emocionante e marque o início da colação de grau, é importante que ele esteja bem escrito e consiga resumir tudo aquilo que a turma passou e sentiu ao longo do curso.

O texto deve ser carismático e, apesar de representar diversas pessoas, o orador pode contar suas experiências pessoais durante a graduação para contextualizar a temática escolhida para o discurso. Fazendo isso, com certeza ele representará todos os estudantes.

Outra dica para deixar o discurso inesquecível é citar pessoas importantes como forma de agradecimento. São professores, amigos, familiares e outros que estiveram envolvidos no processo de graduação e ajudaram de diversas maneiras na conclusão do curso.

Como fazer um belo juramento

O segredo para fazer um bom juramento é utilizar um tom de voz firme e bastante claro, para que não fique nenhuma dúvida durante o pronunciamento. Como os outros estudantes vão repetir o texto, é necessário que ele seja lido pausadamente, sem improvisos e interrupções. Ao contrário do discurso, não deve haver nada além do juramento referente ao curso, que deve ser feito de pé, com a mão direita estendida.

Entendeu a diferença entre orador e juramentista? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude eles a entender também!

Escreva um comentário

Share This