O momento da colação de grau é considerado um dos mais importantes para encerrar o ciclo acadêmico, ao lado de amigos, familiares e outras pessoas especiais. No entanto, ele envolve algumas escolhas importantes que merecem atenção por parte de toda a comissão de formatura e da turma associada.
Saber o que é paraninfo e patrono é essencial para que se faça uma boa escolha e que deixe todos os alunos formandos satisfeitos. Por essa razão explicaremos, neste post, a função dessas duas pessoas em um evento de formatura e a sua importância. Acompanhe a leitura!
O que é paraninfo?
O paraninfo é aquela pessoa com conhecimento acadêmico reconhecido pelos alunos como referência na sua área específica de conhecimento. Mais conhecido como o padrinho ou madrinha dos formandos, é uma personalidade cuja importância foi fundamental para a vida acadêmica de todos os alunos, sendo um conselheiro para aqueles que formam.
No discurso, o paraninfo pode ter a oportunidade de agradecer a honra de ser homenageado pela turma, além de dar uma espécie de “último conselho” para os novos profissionais sobre os rumos que seguirão a partir daí.
O que é patrono?
Personalidade considerada pelos alunos como referência profissional e/ou pessoal, sendo uma inspiração para a turma. Esse título significa para aquela pessoa que o seu trabalho e estudo foram reconhecidos e admirados por essa nova geração de profissionais. Ou seja, todo professor gostaria de ter a honra de ser convidado para exercer o papel de patrono.
Mesmo significando o cargo máximo na hierarquia das pessoas homenageadas, essa figura, além de não ser obrigatória, não precisa discursar durante a cerimônia. No entanto, muitos deles gostam de agradecer a turma pelo reconhecimento, além de dar conselhos animadores para o futuro dos profissionais.
Qual a importância do paraninfo e o patrono?
A colação universitária é um momento importante para todo o profissional. É um ritual de passagem, o fechamento de um ciclo. Para que tudo seja feito de forma memorável, é relevante que as pessoas mais significantes para a formação do grupo sejam homenageadas, não apenas devido a sua postura profissional diante da turma, como também a sua postura humana de educador diante contribuição para a formação novos profissionais.
Perante essa situação, quando um professor é escolhido para ser patrono ou paraninfo de uma turma, ele se sente profundamente lisonjeado, afinal, mesmo que todos trabalhemos para ter um salário no final do mês, nada equivale ao reconhecimento daqueles que a convivência foi tão longa, produtiva, criativa e, às vezes, dificultosa e terna — sim, a convivência entre professor e aluno é cheia de antíteses.
Qual a função do paraninfo e do patrono no dia da formatura?
Da mesma forma que os alunos escolhem um professor para ser paraninfo ou patrono da turma e prestam sua homenagem ao profissional, os educadores escolhidos também farão o mesmo diante da turma. É um momento especial e de compartilhamento para todos.
Para compreendermos melhor o significado desse profissional para a turma, vamos ao significado da palavra. Quando vamos ao dicionário, vemos que patrono significa “padroeiro, defensor, protetor, padrinho”. A partir de então, já podemos notar o peso que esse vocábulo tem. Historicamente, se nos aproximarmos do âmbito religioso, patrono é alguém que cuida, que guarda, isto é, um padroeiro escolhido para defender um determinado grupo.
As cerimônias de colação de grau se apropriaram desse significado e isso se tornou parte da tradição seja da formatura do Ensino Médio ou da Graduação. Sendo assim, após ser selecionado para esse momento tão solene, tanto o paraninfo quanto o patrono farão um discurso em homenagem à turma. Será o momento que eles terão de prestar o último conselho para o grupo de novos profissionais que adentrarão no mercado de trabalho.
Quantos paraninfos e patronos cada turma pode ter?
Na verdade, essas regras vão depender da universidade e do seu protocolo de colação de grau. No entanto, quando há muitos cursos em uma única cerimônia, o ideal é que cada grupo de formandos escolha apenas um paraninfo, um patrono e um professor homenageado. Do contrário, caso haja discursos dessas figuras, a solenidade torna-se maçante e desinteressante, tanto para os alunos quanto para os convidados.
Para que seja algo com o perfil da sua turma e que seja uma cerimônia mais intimista, contar com a colação exclusiva para o seu curso é o mais indicado. Como algumas universidades realizam uma cerimônia única para um grupo maior, isso nem sempre é possível.
Nessas situações, existe a possibilidade de contratar uma assessoria de formaturas para uma cerimônia simbólica, com a presença dos principais nomes de seu curso — coordenadores, professores etc.
Como e quando escolher essas duas figuras?
De modo geral, a comissão realiza uma votação em sala de aula para que a turma escolha o nome preferido para essa ocasião. O legal, no entanto, seria que todos entrassem em consenso. Afinal, a colação é um evento que pertence a cada um dos formandos. Por essa razão, é necessário estar satisfeito com as escolhas e decisões tomadas para a colação de grau.
Verifique as regras da instituição de ensino
A colação de grau é um momento tão importante para os alunos, que geralmente eles vão direto ao ponto e se esquecem de verificar quais são as regras da instituição de ensino para essa escolha.
Algumas instituições têm o quadro de docentes que funcionará como guia e provavelmente haverá alguns pontos que deverão ser considerados. Nesse caso, não se tratará de restrições, mas sim de quantidade de homenageados por unidade acadêmica, como se dará o processo em uma formatura conjunta, quanto tempo haverá para o discurso e se os paraninfos poderão ser homenageados por duas ou mais unidades acadêmicas.
São regras que determinarão até a organização do cerimonial e não deverão deixar de ser analisadas pela comissão de formatura.
Escolha o professor que marcou a turma
Sabe aquele professor que deu a matéria que a maioria da turma aprovou e guarda boas lembranças daqueles momentos? Até mesmo aquele que, mesmo a disciplina não sendo lá das melhores, contribuiu para o crescimento pessoal e profissional de todos? Esses farão com que a cerimônia seja ainda mais especial, com discursos que, com certeza, emocionarão aos presentes.
Mantenha o diálogo
Imagine só a seguinte situação: pelo roteiro da cerimônia, só é permitido escolher por um paraninfo, um patrono e um professor homenageado. No entanto, a turma está bem dividida, não havendo o consenso. Conforme abordado, é preciso que, mais do que vencer a maioria, todos concordem com aquela decisão. Afinal, a formatura é de todos!
É nesse momento que a comissão precisará ser a mediadora do debate. Colocar os prós e contras de cada escolha e manter o clima de paz entre os demais alunos. Assim, é possível firmar uma conversa mais harmônica e que tenha um desfecho que agrade aos formandos.
Saiba qual é o momento certo
O momento certo de fazer essa escolha é alguns meses anteriores ao evento. É preciso certo tempo para que a turma avise-os com antecedência, além de pensar em brindes personalizados para entregá-los no dia e agradecê-los por terem aceitado um convite tão especial.
Caso a comissão realmente seja orientada por uma empresa de assessoria, pode ficar despreocupada: prezando pelo seu relacionamento com os alunos, os profissionais sabem o momento exato de realizar essa votação, lembrando a turma do período correto dessa decisão.
O que oferecer aos paraninfos, patronos e homenageados?
Uma dúvida muito comum entre os formandos é em relação ao que oferecer para os paraninfos, patronos e homenageados no dia da solenidade. Inicialmente, vai depender do perfil de cada curso e professor.
Se vocês acreditarem que aquele paraninfo é mais descolado e até mesmo marcou presença em algumas festas da turma, é possível ousar um pouco mais no brinde oferecido. No entanto, caso seja uma pessoa mais séria, por exemplo, é preciso ter mais cautela.
O indicado é que siga um padrão. Oferecer o mesmo conteúdo a todos os presentes também pode evitar constrangimentos. Uma boa sugestão é dar algum espumante importado, caixas de bombons gourmet, acompanhado de um bilhete assinado em nome de toda a turma.
Outras sugestões que podem acompanhar um presente mais requintado:
- canecas personalizados;
- um porta-retratos do professor com a turma, caso haja;
- placas de homenagem;
- taças de espumante personalizadas;
- bomboniere de vidro, entre outros.
Algumas turmas também optam por homenageá-los em festas comemorativas e restritas para os alunos e para profissionais convidados. Por ser um momento particular do grupo e que fará parte do ritual de formatura, é comum que esses momentos também sejam aproveitados para distribuir mensagens ou para compartilhar lembranças marcantes da turma.
Percebeu a importância de saber corretamente sobre o que é patrono e paraninfo? Figuras muito importantes para a colação de grau, eles são essenciais para que o evento seja ainda mais inesquecível. No entanto, é imprescindível que toda a turma esteja satisfeita com a escolha, além de definir aquela pessoa que de alguma forma marcou determinado momento da vida acadêmica de todos os formandos.
Agora que você já sabe o significado importante destas pessoas na colação de grau, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e deixe seus amigos e colegas por dentro de todos os nossos conteúdos e novidades sobre o mercado de formaturas e solenidades.