Ao longo da graduação, podemos contar com o apoio de diversas pessoas, que fazem a diferença para chegar à tão sonhada formatura. Entre elas, estão os professores. Para aquele especial, que é muito importante para a turma, nada melhor do que uma distinção como professor homenageado. 

No post a seguir, descubra por que os professores são homenageados e sua importância na colação. Veja também dicas para escolher a pessoa ideal e o que não pode faltar nessa homenagem. Boa leitura! 

Por que escolher um professor homenageado para a formatura? 

Apesar de cada universidade ter seus protocolos, entre os eventos de formatura, sempre ocorre a homenagem aos professores. Ou seja, um momento especial, no qual alguns deles recebem reconhecimento por sua influência profissional e pessoal para os alunos. 

Geralmente, os dois destaques desses professores são o patrono e o paraninfo. Mas além deles, também é possível homenagear outra pessoa, que também teve um papel importante para a turma, ou seja, o professor homenageado. 

Sendo alguém reconhecido por sua carreira ou por seu contato com os alunos, esse profissional é importante na colação, pois representa a parceria entre alunos e corpo docente. Além disso, também pode ter espaço para um discurso, dando conselhos e incentivando os profissionais recém-formados. 

Como escolher o professor homenageado para a colação? 

Independentemente da função que esse professor terá na colação, é preciso pensar em alguns aspectos antes de escolhê-lo. Veja a seguir algumas dicas para saber quem é a pessoa ideal. 

História com a turma 

Assim como o paraninfo e o patrono, o professor homenageado também precisa ter uma história com a turma. Mais do que uma grande referência na profissão, ele é a pessoa que, ao longo dos anos, ajudou os alunos a seguirem em frente. 

Opinião dos alunos 

Para a pessoa ideal, é preciso considerar a opinião de todos. Afinal, cada aluno pode ter um contato mais próximo com certo professor. Por isso, o ideal é que se faça uma votação para definir os homenageados. 

Influência ao longo do curso 

A definição de um professor homenageado está diretamente relacionada à importância dele para a turma. Ou seja, alguém que marcou profundamente os alunos, seja por seu jeito de ensinar ou por sua parceria e esforço, mesmo que no começo de sua carreira. 

Bom relacionamento 

Um dos requisitos para homenagear professores é que a turma goste deles. Por isso, dificilmente um professor com uma extensa e importante carreira será escolhido, se não tiver sido uma pessoa de quem a turma goste.

Organização e antecedência 

Especialmente quando se trata de um professor que atende vários cursos ou outras faculdades, é fundamental organizar a homenagem com antecedência. Afinal, as outras turmas podem querê-lo para homenagem também. Sendo assim, já no início do último ano ou antes, é indicado fazer as escolhas desses professores. Assim, eles também podem se organizar. 

Outro ponto importante é esperar o momento certo. Mesmo que a comissão seja formada já no começo do curso, muitas escolhas não podem ser feitas tão cedo. Os professores, por exemplo, precisam ser todos conhecidos pela turma, para que se tenha uma visão clara sobre quem se adequa mais a ser homenageado. 

O que não pode faltar na homenagem ao professor? 

Durante a homenagem, alguns pontos são importantes: 

  • criar uma mensagem objetiva, apresentando e agradecendo o professor;
  • envolver todos os alunos de alguma forma na homenagem, como em um vídeo;
  • preparar um presente;
  • deixar claro por que esse professor se destacou para a turma;
  • dar espaço para que ele fale;
  • definir o aluno que entregará o presente e falará a mensagem. 

Na faculdade, muitas pessoas fazem diferença na vida dos alunos. Seja por um conselho ou por um grande ensinamento. Por isso, é muito importante definir um professor homenageado, juntamente do patrono e o paraninfo. Assim, é possível agradecer essa pessoa especial, que tanto foi importante para a turma. 

Gostou do post? Confira 6 passos para preparar a homenagem da sua formatura

Escreva um comentário

Share This