Um roteiro de formatura nada mais é do que um planejamento do que será feito durante todos os eventos ligados ao grande dia. Nesse caso, a comissão de formatura ou a empresa responsável pela festa e pelas solenidades cria um guia com todos os passos a serem executados no dia do baile, da colação de grau e do culto solene.

Vamos dizer que é como gravar uma cena de um filme: os produtores criam um script detalhando como serão executadas as ações de todos os personagens envolvidos e o momento certo de cada um deles entrar em cena. Tudo bem organizado e cronometrado para que o filme seja executado dentro do tempo determinado.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura deste artigo!

Para que serve o roteiro de formatura?

A formatura na faculdade envolve diversos eventos: a missa ou culto solene, a colação de grau e enfim, o tão sonhado baile. Para que os estudantes saibam exatamente o que fazer durante os dias dos eventos, é preciso criar um planejamento; caso contrário, tudo ficará muito desorganizado.

Imagine chegar no dia da colação de grau e não saber o que fazer, para onde se dirigir e como se comportar? O evento fica desorganizado e todos insatisfeitos. Além de ser ruim para a imagem da faculdade, isso prejudica aos estudantes e aos familiares, que estão no local para prestigiar os formandos.

Logo, como no roteiro de um filme: tudo é planejado para que o grande dia fique perfeito.

Como criar um roteiro de formatura?

Quem é membro da comissão de formatura sabe a importância de se criar o roteiro de formatura e também tem consciência de como isso pode ser trabalhoso. Somando isso ao fato de ter que estudar para passar em todas as matérias e ainda fazer o estágio, criar esse script pode deixar você de “cabelo em pé”.

Mas não se desespere! Apesar de dar um pouco de trabalho, essa tarefa não é tão difícil. A seguir, mostraremos como deve ser um roteiro de formatura. Confira!

Entrada

Essa é a primeira fase do roteiro e é bastante útil para deixar organizado a colação de grau e culto ecumênico. A organização deve cuidar para que esse momento seja o mais breve possível. Se possível, forme duas filas para a entrada ser mais rápida. Cuide também para que as fotos não atrasem o momento.

Abertura oficial

A abertura oficial da solenidade é feita pelo diretor da faculdade. Para isso, ele é chamado pelo mestre de cerimônia e para da início ao ato solene, ele cumprimenta os presentes no evento e decreta o início da sessão solene de colação de grau.

Ordem da solenidade

A cerimônia precisa de um roteiro o qual defina quais serão as homenagens, os cânticos e leituras. Vale lembrar que, em uma turma, há estudantes de diversas religiões e, até mesmo, aqueles que não acreditam em divindades.

Então, tudo deve ser pensado de forma que respeite as diferenças, pois todos devem se sentir homenageados e considerados.

Oradores

Os oradores são os responsáveis por representar toda a turma na colação de grau. Por isso, é preciso escolher alguém que se relacione bem com todos, seja carismática e bom orador — imagine se a pessoa começa a gaguejar na frente de todos!

É importante ressaltar também que o orador deve elaborar um texto que represente toda a turma, tomando o devido cuidado para que não fique muito extenso e cansativo.

Homenagens

As homenagens também devem fazer parte de um roteiro de formatura. Isso porque este é o momento ideal para agradecer a todos que estiveram presentes durante todos os anos da graduação. Amigos, familiares, namorados, namoradas e cônjuges devem receber a devida homenagem no grande dia.

Para fazer uma mensagem bem bonita, peça opinião dos colegas da classe, pois nem tudo precisa ser resolvido exclusivamente entre os membros da comissão de formatura.

Fotos

As fotos são um momento muito aguardado, pois são uma lembrança das festividades. Para que os formandos saiam bem na foto é preciso que tudo esteja organizado. Então, durante a missa e colação de grau, o fotógrafo vai tirar fotos dos principais momentos, inclusive da hora de entrega do diploma.

Durante a festa, pode ser criado um cantinho para fotos para que todos os formandos tirem uma fotografia com seus amigos e familiares.

Discursos

Além do discurso do orador, que já foi citado, ainda há as declarações do paraninfo, do patrono e do diretor da escola. Todos os passos e mensagens que serão ditas devem ser minuciosamente planejados e ensaiados para que não haja imprevistos durante as celebrações.

Quem deve criar o roteiro de formatura: a comissão ou o cerimonial?

Bom, essa é uma decisão que cabe à turma decidir. Como todos os membros da comissão de formatura têm outras responsabilidades, contratar uma empresa é uma boa opção. Apesar de isso gerar um custo a mais nas despesas, o custo-benefício vale a pena, pois os estudantes terão assistência de pessoas especialistas no assunto.

Claro que isso não signifique que a comissão não tenha capacidade de fazer esse trabalho. Mas um roteiro dá bastante trabalho. Sem contar que você ainda precisa se preocupar com confecção de convites, contratação de fotógrafos, bandas, decoração e outros detalhes que consumirão boa parte de seu tempo.

Além disso, tem todos os preparativos entre convidar as pessoas e ainda se preparar para o grande dia e as mulheres ainda precisam se produzir com antecedência.

Dessa maneira, nada melhor do que contratar uma empresa. Assim, seu roteiro de formatura fica incrível e você e o restante da comissão de formatura têm tempo para usufruir melhor de todas as festividades envolvidas no evento.

Gostou do post e quer saber como organizar sua formatura ou precisa de dicas de como contratar uma boa empresa para fazer o trabalho? Conheça o site do Grupo GWL! Somos especialistas em assessoria e execução de formaturas universitárias. Entre em nosso site e conheça nosso serviços, além de acessar dicas de como preparar o grande dia. Até mais!

Escreva um comentário

Share This