Para todos os formandos, a formatura é uma cerimônia muito importante, pois representa a conclusão de um ciclo na vida de cada um dos acadêmicos. Diante disso, a preparação para o grande dia se inicia meses antes do evento. Afinal, são tantos detalhes que é preciso tempo para organizar e garantir que tudo saia de acordo com o esperado. Entre esses pormenores estão as roupas para convidados de formatura.

Sendo assim, preparamos este artigo com as principais dicas para você instruir seus convidados a se vestirem de forma adequada para o momento. Confira!

Como se vestir de forma adequada em uma formatura?

Para aqueles que vão graduar, a escolha do traje segue uma série de regras. E com os convidados não é diferente. Como o evento será compartilhado com os familiares e amigos dos formandos, é muito importante que todos se atentem para qual roupa usar no dia. 

Embora não seja necessário tanto glamour, é preciso estar vestido de forma adequada. Por esse motivo, o ideal é que a comissão de formatura oriente corretamente os convidados a utilizarem trajes adequados para a ocasião. O primeiro passo para isso é verificar qual é o dress code do evento, pois muitos bailes já especificam a vestimenta ideal.

Porém, de modo geral, existem algumas dicas básicas que precisam ser levadas em consideração na hora de montar o look para a formatura. Veja só!

Evite muito brilho

Como convidado, não é aconselhável se vestir para chamar a atenção. Sendo assim, é preferível evitar peças que tenham muito brilho ou acessórios chamativos. São recomendados trajes com tecidos fluidos e lisos com cores suaves ou, se preferir, pode apostar em estampas de florais, listras etc. O importante é encontrar um ponto de equilíbrio e manter a elegância e o requinte que o momento exige.

Opte por vestidos que te deixe mais elegante

Normalmente, as formandas optam pelos vestidos longos e os modelos curtos são direcionados para as convidadas. Contudo, é preciso ter em mente que uma formatura se trata de uma cerimônia formal. Nesse caso, o comprimento do vestido não deve ser curto demais, pois além de não ser nada confortável pode comprometer toda a elegância da peça. Por isso, o recomendado é deixar dois dedos acima dos joelhos.

Use terno mais discreto

Assim como as mulheres devem ter cuidado no momento de escolher a peça ideal, os homens também precisam garantir a elegância sem chamar muita atenção. Dessa forma, é possível investir nos ternos ou no traje esporte fino. Ambos são bem versáteis, pois transmitem uma imagem refinada, discreta, leve e social.

Utilize cores neutras

Como a ideia principal é não chamar a atenção, as cores vão influenciar diretamente nesse objetivo. Por isso, o ideal é optar por cores neutras como o preto, bege, nude, azul claro e assim por diante. Lembrando que é fundamental saber qual será a cor das formandas para evitar ir com o mesmo tom.

Evite muito decote

Essa dica vale tanto para as formandas quanto para as convidadas. Os decotes não são proibidos, porém, é muito importante tomar cuidado para não mostrar demais e, assim, transformar uma peça elegante em algo vulgar. Nesse caso, fazer uso do bom senso é uma ótima maneira de encontrar o equilíbrio.

Quais são as melhores peças de roupas para convidados de formatura?

Não existe uma peça específica para a formatura, pois a forma como são realizadas variam conforme as características e gostos de cada turma. Por esse motivo, procurar saber qual é o dress code é a maneira mais segura de acertar na escolha da roupa, pois ele vai especificar qual o traje exigido para a cerimônia. Assim, preste atenção na informação que consta no convite.

Apesar de ainda gerar muitas dúvidas, escolher as roupas para convidados de formatura pode ser uma tarefa simples, desde que saiba respeitar a formalidade do evento para criar looks sofisticados e discretos.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite para entender a diferença entre terno ou smoking.

Escreva um comentário

Share This