A vida do calouro em medicina pode ser bem mais descomplicada e sem as neuras comuns aos alunos nessa fase do ciclo acadêmico. Afinal de contas, a novidade pode, na maioria expressiva das vezes, causar alguma estranheza para as pessoas.

Essa mudança tão radical na vida do jovem — ingressar no ensino superior — sempre é cercada por muitos desafios e compromissos. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que você se dê muito bem no início da faculdade. Continue a leitura!

1. Conheça o campus e a vida na faculdade

Mesmo que às vezes possa não parecer, o início da vida acadêmica será bem mais tranquilo do que os anos restantes. Por enquanto, você terá apenas o compromisso das aulas, sem a obrigação de cumprir estágio ou residência. Então, aproveite esse momento para que você conheça o campus por completo e como é a vida na faculdade.

Como a grade será cheia, você pode aproveitar essa oportunidade para descobrir tudo que a faculdade tem a oferecer. Conheça outros prédios além do seu e visite a biblioteca. Você pode, também, identificar as pesquisas realizadas no seu curso e quais são os professores que lideram esses estudos.

Além disso, analise os cargos de monitoria disponíveis ao longo dos anos. Isso trará contatos profissionais ao seu círculo social logo no início, fazendo com que você colha bons frutos mais adiante.

2. Planeje o curso durante o ciclo básico

Como você já deve saber, os primeiros semestres são marcados pelo ciclo básico: compostos por matérias introdutórias e geralmente bem teóricas, que não tem muito a ver com a prática em questão.

Caso você tenha planejado sua vida acadêmica já no ciclo básico, tudo ficará mais fácil. Seja curioso e pesquise quais são as matérias eletivas e quais são as obrigatórias ao longo do curso. Além disso, realize um mapeamento de como você deseja seguir a graduação.

Uma ótima dica para o calouro em medicina, é contar com a ajuda dos veteranos, para que eles o auxiliem da melhor maneira. Portanto, não tenha medo, se aproxime e faça com que essa relação seja produtiva.

3. Faça reservas financeiras

Você perderá a conta de quanto gastará com as intermináveis cópias de livros para provas e trabalhos durante o curso. Por isso, tenha sempre uma reserva para essa finalidade, com o objetivo de não ocorrer nenhuma surpresa.

Dessa forma, você sempre terá a tranquilidade de poder contar com todo o material. Isso sem precisar retirar recursos que seriam aplicados em outras situações, como o gasto alimentar.

4. Enxergue a faculdade como uma oportunidade

A vida em faculdade tem muito mais a acrescentar do que apenas as matérias a serem ofertadas na grade ao longo dos anos. Devido a isso, usufrua de tudo que ela tem a oferecer. O tempo que você passará na universidade não é uma obrigação e sim um investimento que fará na sua carreira de médico.

Como você pôde perceber, o calouro em medicina tem muitas oportunidades e desafios a partir do momento em que realiza a matrícula na faculdade. Seguindo essas dicas práticas, tudo pode se tornar mais fácil.

Gostou do conteúdo? Sim? Então deixe seu comentário no post e conte como você está se preparando para o início da sua vida acadêmica!

Escreva um comentário

Share This