Técnicas de estudo e memorização são estratégias fundamentais para qualquer estudante. A variedade de matérias, a correria do dia a dia e a indisponibilidade de horários podem prejudicar bastante o rendimento do aluno durante um período.
Muitas vezes, em outro contexto, é normal dedicar certo tempo ao estudo e, no outro dia, não se recordar dos pontos mais importantes. Estresse, cansaço e diversos outros fatores podem impactar a absorção do conteúdo.
Há, ainda, aqueles que estão no fim do curso e já se preparam para a formatura, mas que também precisam se dedicar aos exames finais. Alias, não existe maneira melhor de comemorar os bons resultados nas avaliações do que com a tão sonhada festa. Momento de realização e alegria, a ser compartilhado com a família e os amigos.
Como se sabe, as cerimônias que envolvem a formatura e o próprio baile são opções incríveis para quem deseja ter boas memórias de um momento tão marcante e, ainda, finalizar o curso em grande estilo.
Mas, antes de festejar, vamos aos estudos! Separamos algumas dicas valiosas sobre métodos que podem ajudar bastante a fortalecer a sua memória e te ajudar na organização das matérias. Quer entender um pouco mais sobre o tema? Continue a leitura!
1. Fichamentos
Os fichamentos são velhos conhecidos dos estudantes de graduação. A técnica é muito popular nas faculdades, pois ajuda bastante na identificação dos pontos mais importantes do conteúdo, especialmente em textos extensos.
Durante a realização de uma leitura, destaque as partes essenciais. Você pode fazer anotações ou pequenos comentários em um caderno, para fixar o tema em sua memória, ou mesmo escolher palavras-chave que funcionam como pequenos gatilhos para o cérebro.
2. Explicação
Explicar um conteúdo para outra pessoa não é apenas uma forma de verificar se você compreendeu a matéria ou de medir o que realmente sabe, mas também uma maneira de identificar os temas que precisam de aprimoramento.
Portanto, se possível, divida suas experiências com um colega de classe, faça comentários sobre uma matéria, responda e elabore perguntas. Além de ser uma das valiosas técnicas de estudo e memorização, a explicação também é uma estratégia para exercitar o cérebro.
3. Tecnologia
Na hora do estudo os aparatos tecnológicos podem ser vilões ou aliados. Sabemos como é difícil não se distrair com as redes sociais e com o grande volume de informações disponíveis na internet. No entanto, a tecnologia surge como uma facilitadora no uso de técnicas de estudo e memorização.
Existem diversos aplicativos que ajudam na organização de tarefas e que mandam lembretes sobre determinado prazo, auxiliando na otimização do tempo. Outra possibilidade interessante são os jogos (de pergunta, adivinhação ou quebra-cabeça), isto é, formas leves e divertidas de estudar, tornando a atividade mais prazerosa.
4. Repetição
A memória precisa de repetição, especialmente quando o conteúdo é complexo e não muito familiar ao cérebro. Por isso, leia novamente o texto que lhe parece mais difícil, anote e resolve questões diversas vezes.
Hermann Ebbinghaus (1850 – 1909), um dos primeiros psicólogos a desenvolver testes de inteligência, defendia a Teoria da Repetição Espaçada, extremamente popular nos dias de hoje. De acordo com essa estratégia, a informação precisa ser revisada de forma regular até ficar ancorada na memória.
No entanto, o ideal é que a revisão não seja feita de prontidão, nem que demore muito. Para resumir a técnica, o melhor momento para a revisão é aquele em que estamos prestes a esquecer a informação.
5. Flaschcards
Em 1970, o jornalista alemão Sebastian Leitner criou a técnica dos Flashcards. Trata-se de pequenos cartões em que de um lado você escreve uma pergunta e, do outro, a resposta. Ao longo do tempo, a estratégia foi ganhando variações: as pessoas costumam escrever frases, termos técnicos ou até fórmulas.
Durante o seu estudo, você pode classificar os cartões, separando aqueles dos quais já se lembra daqueles que ainda demandam revisão. Mais uma vez, a repetição surge como uma das mais importantes técnicas de estudo e memorização, pois é fundamental para a fixação da informação. Portanto, leia os cartões diversas vezes.
Viu como absorver uma matéria pode ser mais fácil do que se imagina? Basta disciplina, organização e a prática das técnicas citadas acima. Colocando-as em prática e fazendo delas um hábito, o estudo e a memorização passarão a acontecer com maior naturalidade.
Se você gostou das nossas dicas e quer ficar em dia com o nosso conteúdo, assine a nossa newsletter! Assim, recebe as novidades diretamente na sua caixa de entrada.