Certamente, o baile é um dos eventos mais aguardados nas comemorações que marcam o fim do ciclo acadêmico. É nesse momento que o aluno comemora com amigos e familiares a tão sonhada conquista profissional. Para que essa festa seja ainda mais inesquecível e conquiste olhares admirados de todos os formandos, estar atento às tendências para decoração de festa de formatura é essencial.

Você sabe quais são os estilos de decoração que estão em alta no momento? Pensando nisso, elaboramos este post para que você fique por dentro de algumas dessas tendências. Continue a leitura e aproveite!

1. Flores

As flores são as protagonistas dessas decorações. Você pode investir nas diversas espécies, de acordo com a que mais combina com o perfil da turma ou com o tema da festa. As mais comuns são as orquídeas e os lírios. Pode-se mencionar também a cerejeira, para aquela turma que deseja ser um pouco mais ousada.

Além de estarem presentes em todos os ambientes da festa, as flores dão um diferencial significativo para as mesas de convidados. É uma alternativa simples, bonita e que agrada a todos. Afinal, quem é que não gosta de utilizá-las nos diversos tipos de decoração?

Uma dica importante é se certificar de que os arranjos estejam suspensos a fim de não atrapalhar nenhum momento da comemoração dos formandos e convidados, nem danificar as pétalas.

2. Tons da festa

As decorações coloridas já não estão mais presentes nas festas de formatura com tanta frequência. Elas deram espaço às ambientações mais sóbrias e clássicas, que dão uma atmosfera mais elegante ao local. Por essa razão, o tradicional preto e branco vem conquistando as escolhas de formandos e comissões.

O vermelho também vem ganhando destaque, especialmente pela fácil combinação com cores mais clássicas, como o dourado. Essa combinação pode ser feita, por exemplo, com as paredes no primeiro tom, enquanto os ornamentos apresentam o segundo, transmitindo a sofisticação tão desejada pelos estudantes. Outra vantagem desse estilo é a variedade de combinações que ele permite, podendo acrescentar ao ambiente detalhes em prata e dourado.

3. Plaquinhas e displays para fotos

Um dos principais objetivos do baile de formatura, além de toda a comemoração, é a diversão de todos os convidados. Os displays são totens ou molduras personalizadas com inúmeros temas. Dessa forma, os convidados podem incorporar um personagem ou uma situação, garantindo muitas risadas.

As plaquinhas deixam as suas fotos mais alegres, são mensagens divertidas impressas geralmente em papel couchê, cartão ou ofício. Basta segurar uma e os posts nas redes sociais não vão nem precisar de legenda.

4. Ambientes temáticos

Uma dica que tem feito o maior sucesso nos eventos de formatura é se atentar aos ambientes temáticos na hora em que a decoração for definida. Esses espaços diferentes segmentam o local e permitem a criação de cantinhos com comidas típicas de determinada região e bebidas diferenciadas. Sem mencionar que podem ser espaços especiais para a interação dos convidados.

Além disso, é possível apostar no curso como uma das alternativas, inclusive para os brindes. Escolha itens que estejam relacionados com a sua universidade e personalize-os, oferecendo aos convidados durante a festa ou colocando-os dispostos ao ambiente, lembrando sempre de prezar pela elegância que o evento exige. Ou seja, é só caprichar na criatividade e oferecer aos seus convidados aquilo que combina com eles.

5. Uso de plantas e folhagens

Já há algum tempo, plantas e folhagens têm se destacado nas decorações de formatura. A segunda é para aquela turma que está com o orçamento reduzido, pois o custo com esse tipo de item sai mais em conta do que apostar em flores, por exemplo.

Como se sabe, sempre mencionamos a necessidade de a turma entender bem o seu perfil, a fim de que essa escolha possa agradar tanto à comissão quanto ao restante dos formandos. Ao estar por dentro dessa questão, basta conferir as melhores alternativas no mercado e o que está em alta para que o evento esteja bonito e de acordo com as tendências.

O tom verde-abacate é uma opção que traz frescor e leveza ao ambiente, podendo ser utilizado nas mesas de doces, em alguns ornamentos do salão ou até mesmo nas mesas dos convidados — lembrando sempre da necessidade de serem postos suspensos. Além disso, existe a possibilidade de mesclar com o uso de flores, permitindo uma clássica combinação.

6. Troncos e galhos

Uma alternativa para as turmas que desejam se destacar pela inovação é a utilização de troncos, galhos e até mesmo de alguns cipós dispostos pelos ornamentos. Denominada de Urban Jungle, essa tendência vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos.

Os itens, além de oferecerem bastante elegância — quando são bem utilizados —, são flexíveis. Podem estar presentes nas bases das mesas, em decoração aérea e é a pedida ideal para festas em ambientes internos, como uma festa de formatura.

Aliada a todas essas novidades, a decoração em estilo jardim se incrementa e completa esses itens. A partir desses elementos naturais, a decoração de festa de formatura vem ganhando outros ares.

7. Iluminação

A iluminação é imprescindível para que a decoração de formatura traga aquela sofisticação tão necessária. Ela valoriza o ambiente, contribui para uma qualidade mais elevada das fotos, além de refletir o estilo de festa escolhido pelos alunos.

Podem ser utilizadas, por exemplo, luminárias em conjunto com velas e lustres. Entre os espaços que podem ser apostados pela turma, destacam-se:

  • acima da mesa dos doces;
  • no centro do salão ou nas proximidades de onde será feita a valsa;
  • na entrada do salão;
  • em pontos estratégicos que permitem uma melhor visualização do espaço.

A questão fundamental para garantir um evento de sucesso é contar com fornecedores que estejam por dentro das principais tendências, que saibam priorizar as preferências do público com o que há de mais elegante, além de atender às necessidades apresentadas pelos formandos. Esse momento merece ser único e a decoração contribui significativamente para isso.

Ao apostar em uma decoração de festa de formatura bem-feita, você pode eternizar esse momento não apenas para você, mas também para todos os outros formandos associados e seus familiares.

Caso tenha gostado deste conteúdo e conheça outras ideias que estejam bombando no mercado, não deixe de comentar com a gente! Vamos fomentar o debate para que novas ideias surjam!


Escreva um comentário

Share This