Após anos de trabalho duro, o dia da sua colação de grau está finalmente se aproximando. E, conforme o tempo passa, mais ansioso e cheio de expectativas você fica. Afinal, todo o seu esforço para ser um bom profissional terá valido a pena. Com a inquietação acerca da cerimônia, muitos também ficam indecisos sobre o que usar durante a ocasião: terno ou smoking para formatura?

Normalmente, as pessoas acreditam que os trajes masculinos são mais fáceis de serem definidos em situações como essa, já que “são todos iguais mesmo!”. Entretanto, existe um tipo de vestimenta adequada para cada acontecimento, com opções que vão desde um simples ‘blazer’ a um elegantíssimo ‘black tie’, o que torna essa escolha um pouco mais complicada.

Felizmente, o conteúdo que você verá hoje foi inteiramente elaborado para solucionar essa questão. Então, continue acompanhando para descobrir quando é adequado usar um smoking ou um terno em uma formatura.

Entenda a importância de conhecer o “dress code”

Antes de tomar qualquer decisão, procure saber qual é o traje exigido para a cerimônia. Isso porque não existe uma regra fixa. Cada comitê de formatura determinará seu próprio código de vestimenta, sempre em harmonia com o tipo de celebração.

Algumas formaturas se limitam à colação de grau. Outras são compostas de forma tradicional, com missa, solenidade e festa de encerramento. O que importa, aqui, é prestar atenção em como a sua celebração será realizada e identificar o traje ideal para cada uma delas. Geralmente, essa informação estará especificada no convite. Se não, busque ajuda do comitê.

Saiba a diferença entre terno e smoking

Para poder decidir entre o terno ou o smoking para formatura, você precisa entender quais as principais diferenças entre eles.

Diferentemente do que se acredita, o terno é uma peça do guarda-roupa masculino extremamente versátil, que pode ser incluído tanto em um visual mais formal quanto em um look mais casual.

O traje é composto por calças, paletó e colete, geralmente fabricado com o mesmo tecido. Por se adaptar facilmente às mais variadas ocasiões, esse conjunto transmite uma imagem elegante e informal ao mesmo tempo.

No caso do smoking, sua usabilidade é um pouco mais limitada, sendo mais restrito a eventos com elevado nível de formalidade, principalmente ocorridos durante a noite.

vestimenta dá ao seu usuário um alto ar de polidez e requinte, exigido em eventos de traje a rigor. Composto por calça, paletó e gravata borboleta, o smoking sempre transmitirá uma imagem mais suntuosa quando comparado ao terno.

Veja qual deles utilizar durante a formatura

Se você está na dúvida entre ir de terno ou smoking à sua formatura, saiba um pouco mais sobre os tipos de traje e descubra qual deles combina mais com o seu perfil e a sua festa!

Traje formal

Por ser um dos trajes mais formais que existem, o smoking é a vestimenta perfeita para ser usada na solenidade, no evento ecumênico e no baile de formatura.

Essas são formas de celebração que exigem uma certa etiqueta e, por isso, o black tie se encaixa tão bem nessas ocasiões. E como só há uma maneira de usar o smoking, não tem como errar; é vestir e esbanjar elegância no dia mais importante da sua vida acadêmica!

Traje esporte

Para as cerimônias mais casuais, como coquetéis e festas de formatura sem baile, o terno é a opção mais indicada. Assim como citamos nos tópicos acima, esse traje é altamente versátil, podendo dar a quem o utiliza um ar sofisticado e descolado ao mesmo tempo.

E já que esses tipos de formaturas buscam transmitir essa mesma imagem, nada mais adequado do que um terno bem alinhado para deixá-lo refinado e ainda permitir que você aproveite ao máximo sua festa de colação de grau.

Traje esporte fino

O traje esporte fino se encontra no meio termo, sendo ideal para festas importantes, mas com certo tom de descontração. A formalidade ainda é necessária, mas não é tão rigorosa. É possível optar por um estilo mais leve, sem se desfazer do social.

O visual pode incluir um blazer moderno, com camisa social, de tecido ou malha, e calça social ou jeans, cinto e sapatos.

A gravata pode ser descartada, permitindo mais conforto. A liberdade também está nos sapatos, que não precisam ser sociais. Um mocassim ou um sapatênis, por exemplo, são permitidos, mas vale o bom senso de não abusar. Um tênis de corrida já se torna um erro na escolha do look.

O esporte fino é uma boa pedida para festas de formatura, porque são eventos que trazem um ambiente de comemoração e diversão, mas que pedem um visual mais bem trabalhado.

Escolha o smoking ideal para formatura

Agora, você conhece a diferença entre os estilos. Mas qual deles usar na sua formatura? O ideal é ir com um traje formal, mas você também pode optar por nuances de leveza, como um esporte fino.

Esse tipo de evento dispensa um padrão e permite personalizar o seu estilo, não fugindo muito do social! Confira algumas dicas para ajudar a escolher o modelo certo de smoking para a festa da turma.

Defina a cor do smoking

O ideal nas formaturas é optar por cores clássicas, o que inclui preto, azul-marinho, grafite e branco. No entanto, vale seguir as instruções do convite, caso exista. Alguns cursos optam por cores específicas, enquanto outros podem até seguir uma cor mais descontraída.

Você também precisa se lembrar de combinar o smoking com as cores das outras peças. O azul-marinho vai bem com sapatos marrons, por exemplo, enquanto o preto quase sempre é uma escolha acertada.

Combine com acessórios

Os acessórios são peças importantes na escolha do smoking, porque ajudam a formar o look. O colete, por exemplo, ajuda a dar um aspecto mais nobre para o visual e, se você quiser tirar o blazer na festa, dá uma “quebrada” no conjunto, já que não fica tão simples.

Você também pode substituir o colete pelos suspensórios, que configuram um aspecto retrô para o visual. Uma gravata borboleta é atemporal nas formaturas; é um acessório que combina com o look.

Outras opções de acessórios são o lenço no bolso do smoking, um chapéu e aquele relógio para dar um charme — mas esse último deve ser clássico, sem muitos detalhes.

Opte por um visual discreto

Algumas pessoas gostam de aproveitar eventos sociais para chamar atenção, mas você quer realmente ser lembrado como aquele formando que exagerou no visual?

Para evitar errar a mão, a dica mesmo é escolher um smoking discreto. Ele pode ter detalhes personalizados ou diferenciados, mas nada que fuja muito do padrão.

Com essas dicas, escolher o terno ou smoking para formatura com certeza ficou mais fácil. Mas não se esqueça de que é o tipo de cerimônia que vai dizer qual deles é o mais adequado, ainda que seja importante não deixar o seu conforto e o estilo de lado apenas para cumprir a etiqueta. Afinal, sua festa de graduação merece ser recordada como um dia muito especial.

Agora que você já sabe como escolher o terno ou smoking para formatura e como tornar esse dia ainda mais memorável, siga as nossas redes sociais e acompanhe dicas para realizar a formatura dos seus sonhos! Estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube.

Escreva um comentário

Share This