A busca por ternos de formatura se torna desafiadora para qualquer aluno no período de formatura. Afinal de contas, existe uma série de opções de modelos, cores, cortes, tecidos e acessórios. Sem contar que, para quem deseja se desatacar na cerimônia de conclusão do curso, também existe a dúvida sobre comprar ou alugar a peça.

Por esse motivo, se torna muito importante montar um planejamento que faz toda a diferença na escolha. Ainda mais em um momento no qual o tempo do formando precisa ser bem organizado, como o período final da universidade. Aqui, o segredo é saber o que procurar para optar por algo que tenha tudo a ver com a personalidade de cada um.

Então, se você está em dúvida sobre esses aspectos, não deixe de conferir este post e saiba eleger o look certo para esse momento especial.

Acompanhe!

Entenda se vale a pena comprar ou alugar

Vamos ressaltar que não existe uma regra sobre o assunto. O que deve ser considerado, aqui, são as necessidades e as preferências de cada pessoa, além do uso que o traje pode ter no futuro.

Portanto, confira as vantagens e as desvantagens de cada alternativa e como escolher a melhor para você:

Comprar

Esse é um traje essencial para os homens, logo, a parte boa de comprar um terno é fazer um investimento em uma peça que será usada em outras ocasiões. Assim, você não terá que se preocupar com o que vestir na próxima vez que tiver que ir a um evento formal, como ser padrinho de casamento ou até mesmo participar de um baile de debutantes.

Por outro lado, comprar um terno custa muito mais que o aluguel, geralmente sai, em média, pelo dobro do preço. Desse jeito, alugar é uma boa oportunidade de usar uma peça bacana (até mesmo de grandes estilistas e grifes) por um valor mais em conta. Outro ponto que deve ser considerado é a quantidade de ternos que você tem em seu guarda-roupa.

Se já existem modelos sociais que são pouco usados, comprar se torna inviável. Agora, se os modelos estão desatualizados e o formando deseja algo que se encaixe tanto com a formatura quanto com outras festas, o investimento pode valer muito a pena quando pensamos a longo prazo.

Alugar

Mesmo que você tenha encontrado um terno para formatura incrível e que veste superbem, uma desvantagem é que, no aluguel, você terá que devolvê-lo após usar e não vai poder ficar com o item. Dependendo do preço da locação, você pode encontrar um conjunto com bom caimento que custe quase o mesmo valor, mas que vai ser seu para sempre.

No entanto, se você sente que não vai precisar de um terno novamente tão cedo, alugar é uma boa maneira de economizar dinheiro e espaço no armário. Além disso, outro benefício é que você não corre o risco de comprar algo que, com o tempo, fique fora de moda ou apertado demais, por exemplo.

Outra questão que deve ser considerada é o cuidado redobrado que você deve ter com a peça alugada. Claro que todo formando deseja aproveitar ao máximo sua festa de formatura. Nada mais justo depois de todo o caminho percorrido durante os anos de graduação, não é mesmo? Pois bem, com a peça alugada existe a preocupação de preservar o terno contra queimaduras, rasgos ou qualquer tipo de mancha que possa acontecer.

Veja o que considerar na hora de escolher seu terno para formatura

Após decidir entre alugar ou comprar um terno para formatura, existem outros pontos importantes que você deve ter em mente quando for selecionar seu modelo.

Confira os principais:

  • em primeiro lugar, considere o estilo da sua festa, isto é, se é mais casual ou formal. Em formaturas, o visual adequado é um traje completo, formado por blazer, gravata, camisa e calça social. Já os eventos de gala pedem um smoking, com gravata borboleta e um fraque;
  • quando o assunto é modelagem, prefira a slim fit, que se ajusta ao formato do corpo. Experimente e priorize peças que caiam bem. Roupas que ficam sobrando ou marcando demais podem acabar com seu look;
  • faça fotos com o traje para, além do espelho e da opinião de outras pessoas, avaliar se ele atende às expectativas conforme os registros que serão feito nos álbuns;
  • se você não é ousado e está com dúvida, opte pelo simples e elegante. Preto, cinza e grafite são cores coringa, que não têm erro e vão bem com todos os estilos;
  • em relação aos tecidos, fibras naturais, como lã fria ou algodão, respiram melhor e dão uma aparência mais despojada e confortável. Ternos com acabamento brilhoso ou muita textura são mais chamativos e podem destoar do tom da festa.

Assessoria de formatura

Um detalhe muito importante que otimiza o tempo de escolha do terno de formatura é contar com a ajuda de uma assessoria especializada. Assim, além de ter suporte de profissionais experientes na organização da festa, você também consegue agilizar o processo de decisão entre compra ou aluguel, ao conhecer melhor as opções e as experiências com diferentes empresas fornecedoras.

Os profissionais da assessoria também conseguem auxiliar na negociação, pois conhecem bem os preços cobrados no mercado. Assim, podem apresentar as vantagens do melhor custo-benefício, conforme cada situação, e evitar os principais erros na hora da escolha. Sem contar que, com esse tipo de apoio, o formando consegue garantir um bom prazo para receber o traje e pode se concentra nos exames finais e no trabalho de conclusão do curso (TCC).

Contudo, vale ressaltar que é necessário encontrar uma assessoria de qualidade, que tenha experiência na área e reputação impecável no mercado, como o Grupo GWL. Só assim será possível se concentrar no que os estudos exigem, sem descuidar da organização da festa dos seus sonhos e de toda a sua turma.

Pronto! Agora que você sabe quais são as opções de ternos de formatura, já pode optar entre a compra ou o aluguel e escolher um modelo que tem tudo a ver com sua personalidade, para arrasar nas fotosdançar a noite toda e aproveitar muito esse dia tão esperado. O mais importante é encontrar algo que tenha tudo a ver com sua personalidade e, acima de tudo, com a proposta da festa, sem descuidar do conforto e da elegância.

Você sabia que uma agência de formatura pode ajudar a encontrar os melhores fornecedores? Então, entre em contato com o grupo GWL para conhecer serviços personalizados com foco em ter a formatura perfeita.

Escreva um comentário

Share This