Todo mundo sabe que a vida de universitário é bastante cansativa. No entanto, encontrar o equilíbrio entre a dedicação aos estudos e os momentos de lazer se torna indispensável para alcançar todo o seu potencial durante os anos da graduação. O segredo, aqui, está em priorizar a organização e a disciplina.

A partir da conscientização de que ter uma agenda bem administrada faz muita diferença, você evita situações de estafa mental que prejudicam o rendimento escolar e ainda trazem outros problemas. Tudo, é claro, com um olhar disciplinado que é capaz de reconhecer tanto seus pontos fortes quanto fracos.

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 dicas de como conciliar a vida de universitário e o lazer. Acompanhe!

1. Monte um cronograma de atividades

De nada adianta acumular tarefas na rotina de universitário e fazer tudo como se estivesse apagando incêndios. A desorganização, em uma situação como essa, só vai servir para deixá-lo cansado e, consequentemente, render menos nas aulas. Por esse motivo, o mais indicado é montar um cronograma de atividades.

Ao saber com antecedência como vai ser a agenda da semana, se torna simples se preparar adequadamente antes de cada compromisso. Sem contar que assim também é possível administrar os horários extracurriculares e incluir no cronograma momentos de diversão e descanso que são muito importantes.

2. Defina prioridades

A vida do estudante é repleta de obrigações, não é mesmo? Como o dia tem apenas 24h e é preciso dormir, você deve definir prioridades para conseguir dar conta de tudo sem correr o risco de sofrer com picos de esgotamentos.

Outro ponto importante é tentar sempre absorver todo o aprendizado dessa etapa e evitar entrar em modo automático. Assim, dentro do cronograma citado anteriormente, liste as prioridades entre as atividades. Como resultado, você consegue oferecer o seu máximo em dias importantes, como nas provas, seminários ou aulas práticas.

Uma boa dica, aqui, é organizar a agenda pelo tempo que cada compromisso vai levar. Ao cumprir as etapas mais rápidas primeiro, você consegue se concentrar no que se mostra mais trabalhoso.

3. Escolha os momentos de lazer

Para relaxar a mente e descansar depois de uma semana corrida, você precisa de equilíbrio na vida de universitário. Claro que nem sempre é possível se divertir na mesma proporção na qual se dedica aos estudos, porém, ter momentos de lazer é indispensável para melhorar o rendimento e manter a saúde em dia.

Para tanto, você precisa ter atenção especial com as atividades de lazer. Nem sempre basta apenas colocar o sono em dia. Busque um hobby que seja prazeroso e faça sua cabeça se desligar completamente das obrigações da universidade. A partir disso, o corpo descansa de maneira adequada e a cabeça consegue potencializar os níveis de aprendizado.

4. Saiba reconhecer seus limites

A vontade de se formar faz com que os alunos superem o cansaço e tentem fazer com que cada hora do dia seja produtiva. No entanto, para evitar prejudicar a saúde, é importante saber reconhecer seus limites. Saiba que ao alcançar o estágio de estafa mental, o seu organismo sofre tanto com danos físicos quanto mentais, que causam desde falhas na memória até angústia.

Então, quando não conseguir tempo para estudar em dia de prova, evite virar a noite e redobre a atenção aulas. Isso ajuda na hora de administrar a agenda sem se desgastar tanto. Também, estabeleça limites de horário para estudar. Se privar do sono para tentar entender uma matéria será completamente inútil, pois o cérebro exausto terá o dobro de dificuldade nos registros.

Administrar o tempo na vida de universitário não é nada fácil, mas com organização é possível encarar os compromissos de maneira leve. O grande diferencial, nesse caso, envolve ter a consciência de que não é possível fazer tudo ao mesmo tempo e evitar se cobrar caso algo fuja do esperado.

Gostou das informações do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus colegas de turma também consigam colocar a rotina em dia.

Escreva um comentário

Share This